segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A América do Sul trabalha para ficar com o Dakar

Como sabem, existe a possibilidade de num futuro próximo o Dakar poder regressar a terras africanas, mas a América do Sul pode estar a esforçar-se para que eles fiquem por ali por mais tempo. Isto, se darmos credibilidade a uma ideia de cinco países para fazer um rali o mais extenso possível, num formato de ferradura, com partida em terras chilenas e chegada a Punta del Este.

O jornal espanhol Mundo Deportivo fala nesta segunda-feira que cinco países sul-americanos - Argentina, Chile, Bolivia, Paraguai e Uruguai, trabalham nesse sentido, e estão a tentar incluir o Brasil no percurso, para que se faça uma prova extensa e com uma dimensão dita "épica", com começo em Valparaíso. A ideia é convencer os chilenos de que é uma opção viável (eles sempre foram ponto de chegada e nunca de partida), e para isso, a ASO quer falar com a presidente chilena, Michele Bachelet, para solucionar os problemas económicos e políticos, para além dos ambientais, que impediram o Chile de receber o Dakar este ano.

Para além disso, a ASO quer também falar com os governos do Paraguai e do Uruguai, que também expressaram interesse em receber o Dakar nas suas terras, e até colocar Punta del Este como destino final, escapando um pouco a Argentina como poiso quer de partida, quer de chegada, algo que tem acontecido desde que o Dakar está em paragens sul-americanas, em 2009.

Mas também a organização por trás do Rali Dakar poderá querer integrar o Brasil no itenerário. Essa hipótese existiu desde sempre, mas as negociações nunca chegaram a bom porto, especialmente quando se falou na chance de terem o Dakar naquela zona para complementar as grandes realizações que iriam receber então, nomeadamente o campeonato do mundo de futebol e os Jogos Olimpicos.

Veremos no que vai dar, mas aparentemente, a América do Sul está a esforçar-se para ter o rali naquela parte do mundo.

Sem comentários: