sábado, 9 de janeiro de 2016

Dakar 2015: Meo e Sainz os mais velozes, Gonçalves lidera nas motos

A etapa de hoje entre Uyuni, na Bolivia, e Salta, na Argentina, no total de 793 quilómetros, 353 dos quais feitos em especial cronometrada, foi complicada, pois durante algum tempo esteve suspensa devido às fortes chuvas que caíram naquela zona da Bolívia, alargando os vários ribeiros que correm naquela região. Após algum tempo de pausa determinada pela organização, a etapa foi retomada por alturas do quilómetro 350.

Mas a etapa também foi marcada pelo atropelamento mortal de um espectador de 63 anos ao quilómetro 82, ainda em terras bolivianas. Aparentemente, ele foi apanhado pelo carro do francês Lionel Baud, que seguia na 48ª posição da geral.

Nos automóveis, tivemos uma dupla da Peugeot, com o melhor a ser Carlos Sainz, com uma vantagem de 38 segundos sobre Sebastien Loeb e três minutos e 22 segundos sobre Nasser Al Attiyah. Com isso, Loeb voltou ao comando do rali, com uma vantagem de pouco menos de três minutos, na véspera do dia de descanso. Stephane Peterhansel foi o quarto, com um tempo cinco segundos superior ao piloto qatari. 

Nas motos, a etapa foi bem dura. Joan Barreda Bort desistiu com um motor partido e Matthias Walkner, terceiro classificado à entrada desta etapa, caiu forte e partiu uma perna. Nesse campo, foi assistido por Paulo Gonçalves, que o ajudou a chamar os meios de socorro e ficou ao seu lado durante mais de dez minutos até que estes chegassem, num gesto elogiado por todos.

"No início da especial, parei para ajudar Matthias Walkner, que tomou uma queda, e eu fiquei com ele até que o Pablo Quintanilla chegou", começou por dizer no final da etapa. "A primeira parte da etapa teve alguma navegação, mas, em seguida, o perfil era semelhante ao que era há dois dias atrás, com muitos rios. Na segunda parte da especial, depois do sector neutralizado, estava chovendo muito e eu estava muito cauteloso, pois parecia neve. O clima melhorou um pouco no final", continuou. 

"Estou bastante satisfeito com a etapa de hoje, até agora. Se eu puder repetir isso na segunda semana, eu certamente ficaria muito contente, mas acho que as etapas seguintes serão muito diferentes, então vamos a ver", concluiu.

No final, descontado o tempo que ele perdeu a assistir o austriaco da KTM, ainda ganhou cinco minutos sobre Toby Price, numa etapa ganha pelo francês Antoine Meo. Gonçalves foi segundo, a um minuto e 57 segundos de Meo, enquanto que Helder Rodrigues foi o quarto classificado, a quatro minutos e 58 segundos do vencedor da etapa.

No final do dia, Gonçalves alarga a sua liderança para cinco minutos e vinte segundos sobre Price, enquanto que Stefan Svitko é o terceiro, a doze minutos. Antoine Meo é o quarto, a 21 minutos e cinco segundos, mas assediado por Kevin Benavides (a 21.31 minutos) e Helder Rodrigues (a 23.23 minutos)

O Dakar estará amanhã em dia de descanso, com a caravana de regresso a terras argentinas, em Salta.

Sem comentários: