Bill Alsup, piloto da IndyCar e da CART no final dos anos 70 e inicio dos anos 80, e o primeiro "Rookie do Ano" no campeonato CART, em 1979, morreu esta terça-feira aos 78 anos, vitima de um acidente de trabalho em Silverton, no Colorado. Alsup foi vice-campeão em 1981, a bordo de uma Penske, e tinha vencido a USAC Mini-Indy Series três anos antes.
Nascido a 15 de julho de 1938 no Hawaii, Alsup começou a correr muito tarde, aos 40 anos. Em 1978, participou no SCCA VW Gold Cup Super Vee Championship, onde foi o vencedor.
A sua passagem pela CART começou logo em 1979, nas 500 Milhas. Sem muito dinheiro, tentou a sua sorte numa velha McLaren-Offenhauser, onde não conseguia ter velocidade suficiente para se qualificar. Assim sendo, foi falar com Roger Penske para que emprestasse um dos seus motores para correr no último dia da qualificação. Penske respondeu... com uma oferta para guiar um dos seus carros! Conseguiu se qualificar, mas acabou por ser desqualificado porque a USAC disse que tinha usado um motor que pertencia a Bobby Unser. A Penske apelou, mas perdeu.
Por fim tentou de novo, com uma Eagle, pertencente a Spike Gallhausen, onde estava com velocidade de qualificação quando bateu no muro, ficando de fora da corrida.
Por fim tentou de novo, com uma Eagle, pertencente a Spike Gallhausen, onde estava com velocidade de qualificação quando bateu no muro, ficando de fora da corrida.
Em 1980, comprou o espólio da WASP Racing e montou a sua própia equipa, a Alsup Racing, com um chassis Penske. Um terceiro posto em Mid-Ohio foi o seu melhor resultado, acabando no sétimo posto no campeonato, apesar de ter falhado de novo a qualificação nas 500 Milhas de Indianápolis. No ano seguinte, foi para a Penske, onde foi terceiro piloto, atrás de Bobby Unser e Rick Mears. Conseguiu a qualificação para as 500 Milhas, onde terminou na 11ª posição, mas no campeonato, dois terceiros lugares no Michigan International Speedway e em Riverside lhe deram o vice-campeonato. Contudo, no final dessa temporada, foi embora da equipa, volando a montar a sua própria esquadra. Em 1982, fez como melhor resultado um quarto posto em Atlanta, terminando no sétimo posto no campeonato.
Alsup fez mais duas temporadas, quer com chassis Argo, quer com chassis Penske, mas acabou por se retirar na temporada de 1984, sem marcar pontos.
Sem comentários:
Enviar um comentário