segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Noticias: Apresentado o ETCR, a série de turismos elétrica

O ETCR, a série elétrica do campeonato de Turismos, foi ontem apresentado em Barcelona. Perante um número restrito de convidados, que incluiu representantes de fabricantes de automóveis, fornecedores da indústria automóvel e media, o ETCR foi apresentado durante a ronda final do TCR Europe, com a ideia de que a competição terá o seu próprio campeonato em 2020.

Ali, os convidados puderam observar o Cupra e-Racer, primeiro numa demonstração dinâmica e depois no pit lane, onde viram de perto o primeiro carro de turismo totalmente elétrico.

Marcello Lotti, presidente da WSC, apresentou ao público o conceito ETCR:

“Na esteira do sucesso global alcançado pelo TCR e estando ciente da tendência atual do mercado automóvel em direção a uma mobilidade nova e responsável, há dois anos a WSC Technology embarcou neste ambicioso projeto com o objetivo de educar a comunidade do automobilismo a entrar em contato com novas tecnologias que representam a realidade futura", começou por dizer. 

"O ETCR aplica unidades de energia elétrica ao mesmo conceito de chassis dos carros TCR. Já está atraindo o interesse de diferentes fabricantes de automóveis que também a consideram uma ferramenta para restaurar o papel do automobilismo como uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento que pode transferir experiência e inovação para os produtos padrão", continuou.

"O nosso objetivo final é mostrar aos fãs que as corridas de carros elétricos são tão divertidas quanto as dos carros com motores de combustão interna. E gostaríamos de destacar o profundo envolvimento da CUPRA no projeto geral do ponto de vista técnico. A cooperação entre a WSC e a SEAT começou desde o início do conceito de TCR e agora deu mais um passo à frente durante este projeto com o desenvolvimento do primeiro carro de corridas construído em conformidade com os regulamentos técnicos do eTCR.", concluiu. 

O Cupra e-Racer  é alimentado por dois motores bimotores localizados sobre o eixo traseiro, fornecendo até 500 kW (680 cv) e também é equipado com um sistema de recuperação de energia. Terá 400 quilos a mais que o Cupra TCR a gasolina, mas apresenta um excelente desempenho: de 0 a 100 km/h demora 3,2 segundos e de 0 a 200 km/h chega em 8,2 segundos.

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