sábado, 5 de outubro de 2019

WRC 2019 - Rali de Gales (Dia 1)

Ott Tanak é o melhor no final do primeiro dia do Rali de Gales, decorridas as dez primeiras classificativas. O piloto  tem uma vantagem de 3,4 segundos sobre Sebastien Ogier, no Citroen C3 WRC, enquanto Kris Meeke é o terceiro, a 3,6 segundos num rali disputado entre quatro pilotos - Thierry Neuville é quarto, a 8,4 segundos - e que já teve uma baixa importante, o de Jari-Matti Latvala, que se despistou na sétima especial.

Num rali que começou na véspera numa especial desenhada no circuito de Oulton Park, Kris Meeke foi o primeiro líder do rali, ganhando 2,1 segundos a Thierry Neuville e 3,3 a um surpreendente Petter Solberg, que faz o seu rali de despedida num Volkswagen Polo GTI R5. 

O dia começa com Evans a vencer na primeira passagem por Elsi, com Meeke logo atrás, a meio segundo, enquanto Ott Tanak é terceiro, a 2,8. Na primeira passagem por  Penmachno, Tanak vence, mas Meeke fica a 1,6 segundos e mantêm a liderança, agoa com uma vantagem de 9,2 segundos sobre Sebastien Ogier. Tanak volta a vencer em Dyfnant, separado de Latvala pela margem mínima, enquanto Meeke é oitavo, perdendo 4,7 segundos devido a um pião. no final da manhã, em Aberhirnant, Latvala volta a vencer, mas desta vez empatado com Elfyn Evans. Meeke é sexto, a 4,7 segundos, mas mantêm a liderança, agora com Thierry Neuville em segundo, a seis segundos.

A especial fica marcada pelo despiste de Hayden Paddon, suficiente para ser parcialmente neutralizada.

A parte da tarde começa com a segunda passagem pelas especiais da manhã, com Ogier ao ataque e a ser o melhor na sexta classificativa, batendo Thierry Neuville por 1,6 segundos e Meeke por 2,2. Esapekka Lappi despistou-se e não regressou a estrada. A seguir, na segunda passagem por Penmachno, foi a vez de Latvala se despistar e acabar na valeta, não continuando mais. Ogier voltou a vencer, 3,8 segundos na frente de Teemu Suninen e 4,1 sobre Kris Meeke. O francês aproximava-se do britânico e não iria parar.

Neuville vence na especial de Slate Mountain, 0,9 segundos na frente de Andreas Mikkelsen e 1,2 sobre Sebastien Ogier, enquanto Meeke perdia mais tempo: oitavo, a 2,2 segundos. Os quatro primeiros estavam separados neste momento por menos de cinco segundos.

A nona especial, segunda passagem por Dyfnant, viu Tanak ao ataque, vencendo a especial com uma diferença de 5,7 sobre Mikkelsen, 5,8 sobre Ogier e 6,3 sobre Meeke. E agora era Tanak que estava mesmo perto de Meeke: 0,6 segundos separavam ambos.

No final do dia, Meeke cede o comando para Tanak e Ogier, afirmando que tinha sido devido a um susto que apanhou na especial. "Eu escorreguei e fiz 'aquaplaning' com um pouco de lama na traseira, então fiquei um pouco cauteloso depois disso! Ainda não acabou - haverá algumas diferenças de horário hoje à noite, espero.", contou o piloto da Toyota no final da especial.

Depois dos quatro primeiros, Andreas Mikkelsen é o quinto, a 25,7 segundos, no seu Hyundai i20, com Craig Breen não muito longe, a 33,5 segundos. Teemu Suninen também anda perto, a 37,4. Elfyn Evans é o oitavo, a 51,4, e a fechar o "top ten", o Ford Fiesta de Pontus Tidemand, a 2.56,6, e o Skoda Fabia de Jan Kopecky, a quatro minutos, 1,1 segundos.

O rali de Gales prosseguiu este sábado, com mais sete especiais.

Sem comentários: