terça-feira, 1 de outubro de 2019

The End: Ben Pon (1936-2019)

Ben Pon Jr., antigo piloto holandês com participações nas 24 Horas de Le Mans e na Formula 1, morreu esta segunda-feira aos 83 anos de idade. Para além do automobilismo, também foi atirador e foi dos poucos pilotos que também participaram nos Jogos Olímpicos se Verão, a par do Principe Bira e do argentino Roberto Miéres.

Filho de Ben Pon, um empresário que foi o primeiro importador da Volkswagen e da Porsche na Holanda, para além de ter sido o idealizador da Kombi, nasceu a 9 de dezembro de 1936 em Amersfoort, na Holanda. Com o seu pai a enriquecer com o sucesso da marca alemã, teve uma educação privilegiada, mas cedo também se revelou ter um talento indomável. Foi para o Canadá aos 15 anos, onde teve contacto com o automobilismo. De regresso à Holanda, as suas primeiras corridas em Zandvoort foram com um Carocha montado com um motor Porsche, e cedo conheceu um compatriota seu, Carel Godain de Beaufort.

Beaufort era o fundador e dono da Ecurie Maasbergen, que corrida com Porsches pintados de laranja, a cor nacional da Holanda. A amizade foi formada e Ben Pon correria com ele especialmente nas provas de Turismo, Endurance e GT's, com máquinas da Porsche. Em 1961, participa pela primeira e nas 24 Horas de Le Mans, ao lado do alemão Herbert Linge, acabando no décimo posto, mas vencendo na categoria 1600.

Em 1962 participa no GP da Holanda de Formula 1, num Porsche inscrito pela Ecurie Maasbergen. A sua aventura durou pouco: na segunda volta, despista-se na curva Schelvlak, capotando e sendo projetado para fora do carro, sem ferimentos graves. Apesar de tudo, jura que não correria mais em monolugares, concentrando-se na Endurance e GT's. Vence o GP do Limburgo em 1963 e continua a participar em Le Mans até 1967, onde ao lado de Vic Elford, foi sexto e venceu na categoria de dois litros.

Por esta altura, Pon decide abandonar as quatro rodas e ai praticar outro desporto: o tiro aos pratos. Em 1972, em Munique, fará parte da equipa holandesa de tiro, mas a sua participação é modesta, acabando na 31ª posição. Curiosamente, esta é a única edição dos Jogos Olímpicos de Verão que teve outro antigo piloto de Formula 1: o Principe Bira, que competia pela sua Tailândia natal, na modalidade de vela.

A partir dos anos 90, Pon dedicou-se ao negócio dos vinhos, estabelecendo uma vinharia em Carmel Valley, na California, especializada em Sauvignons. Para além da vinha, também tinha um hotel de luxo, que incluiu na Pon Holdings, um dos mais importantes da Holanda, e claro, continuando a ser a representante da Volkswagen e da Porsche na Holanda natal. E era frequentemente conidado pela Porsche nas reuniões da marca, especialmente quando esta ia a Le Mans.

Sem comentários: