quinta-feira, 5 de março de 2020

Motores e o coronavirus - As novidades do dia 5

Hoje, dia 5 de março, há mais algumas novidades em relação à doença que tem vindo a espalhar rapidamente pelo mundo e do qual começa a ser controlado na China. Primeiro que tudo, o governo australiano decidiu que os controlos a estrangeiros vindos de países como Itália vão ser mais apertados, devido ao alastramento da doença. Neste momento, os italianos lidam com 3089 casos, dos quais resultaram em 107 mortes. E desses 3089 casos, 126 já estão curados e tiveram alta.

O primeiro-ministro [Scott Morrison] anunciou na sua conferência de imprensa os procedimentos e medidas de triagem para pessoas vindas de Itália”, começou por dizer Andrew Westacott, CEO da Grand Prix Corporation, à estação de rádio 3AW de Melbourne. “Acho que os responsáveis pela saúde e até o comité de segurança nacional, não levam em conta eventos mas sim o que é melhor para o o país, levando em consideração todas as informações”, continuou.

O material da Formula 1 chega entre amanhã e sábado/domingo a Avalon. Então todo o staff da Fórmula 1, incluindo as equipas sobre as quais deveríamos falar um pouco mais detalhadamente, chegam de quinta a terça-feira da próxima semana”.

Entretanto, quem decidiu não ir às três primeiras corridas do ano foi a alemã RTL, que irá fazer as suas narrações dos estúdios na Alemanha, devido às restrições das autoridades locais em relação a nacionais vindos de países onde o coronavirus tem vindo a afetar. A Alemanha tem neste momento 444 casos confirmados, sem mortes ainda. 

Entetanto, na MotoGP, o calendário foi modificado. Agora, o GP da Tailândia vai acontecer a 4 de outubro, fazendo mexer na realização do GP de Aragão em uma semana, passando para o dia 26 de setembro. Entretanto, a proposta do Conselho de Saúde local de cancelar eventos desportivos por 30 dias ainda não vai afetar nem as datas das Superbikes (SBK) em Imola, a 9 de Maio, ou o GP de Itália, em Mugello, no dia 31 de Maio. Contudo, a data do ePrix de Roma, a 4 de abril, está sob observação, se a proposta for adiante. 

Sem comentários: