sábado, 29 de agosto de 2020

Formula 1 2020 - Ronda 7, Bélgica (Qualificação)


Há quem goste, outros nem tanto. Mas a coisa boa deste circuito de Spa-Francochamps é... o tempo. Especialmente quando chove, e era essa a previsão do tempo para todo o fim de semana. O tempo no final de agosto, naquela parte da Europa, é muitas das vezes incerto, com temperaturas na ordem dos 18 a 20 graus, num outono antecipado onde boa parte da Europa ainda apanha sol nas margens do Mediterrâneo.

Contudo, na hora em que começou a qualificação da prova belga, mais uma vez sem espectadores, as nuvens estavam no céu, mas a pista estava seca e via-se pedaços de céu azul, logo, iria ser uma qualificação em seco. E foi assim que começou, sem grande história, onde cedo Lewis Hamilton marcou o seu tempo, com pneus moles, seguido pelo Red Bull de Max Verstappen

Na parte final da Q1, com quase todos a largarem juntos, esperando por um buraco para poderem acelerar a vontade para a sua volta rápida, praticamente os cinco piores tempos eram pertencentes a equipas com motores Ferrari. E Sebastian Vettel ainda não tinha marcado tempos. No final, os carros de Maranello safaram-se, mas os Alfa Romeo, os Haas e o Williams de Nicolas Latiffi ficaram pelo caminho.

Para a Q2, as coisas andavam calmas, e Hamilton foi dos primeiros a entrar na pista, com pneus médios calçados, o primeiro de todos os pilotos que o usaram para fazer as suas voltas. Mesmo assim, fez o melhor tempo até então, com 1.42,014, com Bottas a 112 centésimos, Verstappen a 459. Os Ferrari eram apenas 13º e 14º, com Vettel na frente do monegasco.

Na parte final, muitos trocaram para moles, e alguns até ficaram nas boxes. De uma certa forma, foi uma "farsa" porque alguns dos pilotos abrandaram de propósito para não fazerem tempos melhores, e para ainda manter os pneus moles. Foi assim que Alexander Albon conseguiu o terceiro melhor tempo, atrás dos Mercedes, por exemplo. E os que não ficaram para a parte final foram os Ferrari, Alpha Tauri e o Williams de George Russell.


No final da qualificação, ainda com imensas nuvens, mas com a pista seca, os pilotos foram cedo para a pista e marcar os seus tempos, quase todos de moles calçados. Hamilton acabou por fazer 1.41,451, contra 1.42,049 de Valtteri Bottas. Daniel Ricciardo ficou com o terceiro tempo, na frente dos Red Bull. Depois melhorou, fazendo 1.41,252, melhorando o seu primeiro posto, meio segundo mais veloz que Bottas e Verstappen. Simplesmente esmagador.

Amanhã, dia de corrida, espero que a chuva faça a sua aparição. Queria que não decepcionasse.

1 comentário:

Red Bull RB6 disse...

Uma correção no Q2, Leclerc é quem larga na 13ª posição.