segunda-feira, 3 de maio de 2021

The End: Bobby Unser (1934-2021)


Bobby Unser, uma das lendas do automobilismo americano, morreu ontem em Albuquerque, no Novo México, anunciou hoje a familia. Tinha 87 anos e uma longa carreira nas provas americanas, que culminou com dois títulos na USAC, em 1968 e 1974, e três vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, em 1968, 1975 e 1981, o primeiro a vencer em três décadas diferentes. E um dos membros de uma familia profundamente envolvida no automobilismo, com o seu irmão Al e o sobrinho Al Jr., ambos vencedores em Indianápolis e na CART, por mais de quatro décadas.

Nascido em Colorado Springs, a 20 de fevereiro de 1934, mudou-se cedo para Albuquerque, mas cedo foi atacado pelo bicho do automobilismo por causa de uma prova que acontecia no seu estado natal, que era o Pikes Peak. Era sobrinho de Louis Unser, que se tornou numa lenda ao subir o pico entre 1916 e 1965, vencendo por nove vezes, entre 1934 e 1953. Um recorde que só iria ser superado... por ele, conseguindo a sua décima vitória em 1968, ano da sua primeira vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. A sua primeira subida tinha sido em 1955, onde foi quinto classificado, atrás dos irmãos Al e Jerry Unser. Este, ano e meio mais velho que ele, tinha sido o primeiro a correr em Indianapolis, antes de morrer quando participava na edição de 1959, aos 26 anos.

Apesar do "Brickyard" ter mostrado a sua pior cara, os Unser não se amedrontaram, pois a familia acabaria por triunfar por sete vezes, espalhados por duas gerações. 

Depois de uma passagem pela Força Aérea e ter vencido por sete vezes seguidas em Pikes Peak, entre 1958 a 63, batido no ano seguinte pelo seu irmão Al, dedicou-se a sério às provas de pista, quer em asfalto, quer em terra. Parecia ser feliz por ali, mas Parnelli Jones achava que merecia mais, como Indianápolis. "Nunca considerei porque não me achava bom o suficiente.", contou em 2008. "Mas ele me deu um carro e estarei sempre em dívida para ele", concluiu.   

A sua primeira participação nas 500 Milhas foi em 1963, não terminando a prova devido a um acidente. Apesar da sua primeira vitória na USAC só ter aparecido em 1967 em Mosport, no Canadá, o seu primeiro grande momento aconteceu no ano seguinte quando triunfou no campeonato e conseguiu a sua primeira vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. Num ano em que os motores a turbina pareciam querer mandar, graças aos projetos da Lotus e STP-Granatelli, o falhanço do carro de Joe Leonard ao arrancar na volta 174, depois de uma situação de bandeiras amarelas, deu a Unser e o seu chassis Eagle-Offy a sua primeira estrela no "Brickyard". E depois, mais quatro vitórias, uma delas no Pikes Peak, acabaram por lhe dar o seu primeiro título na USAC.

No final desse ano, Unser até decidiu experimentar a Formula 1, participando em duas corridas pela BRM. Não podendo participar em Itália devido a regulamentos que tinham a ver com participação em duas corridas no mesmo final de semana, acabou por entrar duas corridas depois, em Watkins Glen, onde não terminou a prova.


Nos anos seguintes, Bobby Unser tornou-se um dos nomes mais sonantes do automobilismo americano, tornando a triunfar em 1974 com um Eagle, antes de no ano seguinte, vencer Indianápolis pela segunda ocasião, dando a Dan Gurney a sua única vitória como construtor, pois ele corria sob a bandeira da All American Racers. A corrida foi agitada, desde um acidente espetacular envolvendo Tom Sneva, que se safou sem grandes ferimentos, a uma chuvada que começou a cair a 25 voltas do fim, acabando prematuramente a corrida, Unser voltou a beber o leite dos campeões.

Contudo, a sua terceira vitoriosa foi controversa. Já com 46 anos e a correr pela Penske, Unser liderava a corrida na volta 146 quando foi às boxes em plenas bandeiras amarelas e na saída das boxes, ultrapassou alguns carros, o que não era permitido. A equipa de Mário Andretti protestou a manobra - embora o italo-americano tenha feito a mesma coisa, mas com menos carros - e no dia seguinte, os comissários penalizaram-o, dando a vitória a Andretti. Unser e Penske apelaram de imediato e quase cinco meses depois, a 9 de outubro, o apelo foi deferido e a vitória devolvida a Unser. Ele aproveitou a ocasião para anunciar a sua retirada do automobilismo.


Unser passou os vinte anos seguintes a ser comentarista na ABC, NBC e ESPN para as provas da CART e depois, da IRL, para além da NASCAR. Um excelente contador de histórias, a sua presença coloria as transmissões das provas, e para além disso, recebeu honrarias como o Indianápolis Motor Speedway Hall of Fame, em 1990, e o Motorspots Hall of Fame of America, em 1994. 

Sem comentários: