domingo, 20 de junho de 2021

Formula E: Rowland foi o melhor na qualificação para a segunda corrida de Puebla


O britânico Oliver Rowland foi o melhor na qualificação para a segunda corrida em Puebla. O piloto da Nissan conseguiu ser melhor na SuperPole que Pascal Wehrlein, da Porsche. Quando a António Félix da Costa, um mau tempo na sua saída fez com que partisse apenas da penúltima fila da grelha para corrida de mais logo. 

Depois de uma primeira corrida onde os Audi conseguiram uma dobradinha, favorável a Lucas de Grassi - e também a beneficiar da desqualificação de Pascal Wehrlein, por causa de irregularidades nos pneus - a qualificação para esta corrida iria mostrar se haveria alguma alteração em relação ao que acontecera ontem. Ainda por cima, com os quatro primeiros muito iguais, com diferenças mínimas na classificação geral. 


Para o Grupo 1, os pilotos que estavam nos primeiros lugares do campeonato, ou seja: Robin Frijns, António Félix da Costa, Nyck de Vries, Mitch Evans, Stoffel Vanroodrne e René Rast. Ali, juntos, começaram a fazer as suas primeiras passagens, e o melhor foi o belga da Mercedes, com 1.24,736, com Mitch Evans em segundo e Nyck de Vries no terceiro posto. António Félix da Costa era apenas quinto, e as suas chances de ir para a SuperPole tinham diminuído bastante. René Rast, esse ficou definitivamente de fora, perdendo mais de 3,3 segundos para o melhor tempo de Vandoorne.

No Grupo 2, com Alex Sims, Jake Dennis, Jean-Eric Vergne, Edoardo Mortara, Lucas di Grassi e Sam Bird, Dennis esmagou a concorrência quando fez 1.22,815 e ia para a frente da tabela de tempos. Vergne era segundo, com 388 centésimos pior que o britânico, e Mortara ficara a 419 centésimos. O segundo grupo era superior ao primeiro, e ninguém por ali agora teria chances para ir à SuperPole.

Com o Grupo 3 constituído por Max Gunther, Pascal Wehrlein, Oliver Rowland, Alex Lynn, Nick Cassidy e André Lotterer, o piloto da Nissan conseguiu ser melhor, ficando até com o segundo melhor tempo da tabela, mostrando que estes são os melhores nesta qualificação. Lynn ficou a seguir, e Wehrlein foi o terceiro no grupo, conseguindo também um tempo para ficar na SuperPole. 

Para o grupo final, com Sergio Sette Câmara, Oliver Turvey, Tom Blomqvist, Norman Nato, Sebastien Buemi e J. Eriksson, o suíço da Nissan foi o melhor, conseguindo apenas o sétimo melhor tempo, não passando para a SuperPole, seguido por Tom Blomqvist, que apenas conseguiu o melhor para ser o nono da grelha.

Na SuperPole estavam Mortara, Wehrlein, Lynn, Vergne, Rowland e Jake Dennis.


O primeiro a sair foi o suíço da Venturi, e na sua primeira tentativa, conseguiu marcar um tempo de 1,23,886, balizando-o para os que vinham a seguir. Wehrlein veio a seguir, e ele fazia tempos melhores que o piloto da Venturi. No final, conseguiu 1.23,771, melhor que Mortara. Lynn veio a seguir, mas o tempo que fez, 1.23,823, o colocou entre Wehrlein e Mortara. 

Com isto, sobravam Vergne, Rowland e Dennis. O francês da DS Techeetah não consegue melhor, com 1.23,950, e o quarto lugar na grelha. Mas foi Rowland que mudou tudo, conseguindo 1.23,579 e ficando no topo da tabela. Dennis foi o último a ir para a pista e não conseguiu também em bom tempo. Assim sendo, o piloto da Nissan levava a melhor sobre a concorrência.

A corrida acontecerá mais logo, pelas 22 horas de Lisboa.  

Sem comentários: