sábado, 26 de junho de 2021

WRC 2021 - Rali Safari (Dia 2)


Thierry Neuville lidera o rali Safari, no final do segundo dia, realizadas treze especiais. O piloto belga da Hyundai tem uma vantagem de 57,8 segundos sobre o Toyota de Katsuta Takamoto e 1.15,5 sobre Sebastien Ogier, depois de ter passado na última especial do dia o carro de Ott Tanak.

Esta prova está a fazer jus à sua dureza, pois o décimo classificado, o queniano Carl Tundo, que corre num Volkswagen Polo GTi R5, tem um atraso de... 33 minutos (a 33.26,0 de Neuville)

Nas seis especiais de hoje, que eram basicamente duas passagens pelas especiais de Elmenteita, Soysambu e Sleeping Warrior, o dia começou com Neuville ao ataque, vencendo a especial com 0,9 segundos de vantagem sobre Ogier e 3,2 sobre Tanak. Ogier respondeu na primeira passagem por Soysambu, triunfando com 4,2 segundos de vantagem sobre Adrien Formaux e 6,4 sobre Thierry Neuville. E o francês voltou a ganhar na primeira passagem por Sleeping Warrior, 5,9 sobre Ott Tanak e 9,3 sobre Katsuta Takamoto.

"Foi bom. Fiquei muito feliz com minhas anotações. Fiquei um pouco preocupado com este porque é difícil ver as pedras, mas estava confortável.", disse Ogier, no final da especial. 

"Correu tudo bem. Tive uma corrida limpa - as pedras estão se movendo, então algumas vezes eu tive que desacelerar. Eu tinha uma fase limpa e tomei um pouco de cuidado na última parte [da especial].", respondeu Neuville. 

A parte da tarde começava com Ogier a voltar a ganhar, na segunda passagem por Elmentita, 2,1 segundos na frente de Ott Tanak e 3,5 sobre Thierry Neuville. Tanak vence na segunda passagem por Soysambu, um segundo na frente de Ogier e 5,1 sobre Gus Greensmith. Apesar de tudo, alguém como Ogier não desistia. "As diferenças são muito grandes, mas estamos dando o nosso melhor. Não há muito que possamos fazer - mantenha um pouco de velocidade e esperar."

No final do dia, na imensa especial de Sleeping Warrior, Dani Sordo conseguiu ser o melhor, 5,1 segundos na frente de Elfyn Eans e seis segundos sobre Adrien Formaux. Sebastien Ogier foi apenas quinto, perdendo 24,6 segundos, mas pior ficou Ott Tanak, que apanhou chuva pelo caminho, enlameando o troço e perdeu mais de dois minutos (2.06,8) e o terceiro lugar para o piloto francês. O estónio da Hyundai disse depois que teve problemas com o visionamento no vidro, devido ao pó.

Depois dos quatro primeiros, Gus Greensmith era quinto, a 2.39,4, com Adrien Formaux não muito longe, a 2.51,4. Sétimo, a 11.04,3, estava o Toyota de Kalle Rovapera, que regressara no modo Rally2, e para fechar o "top ten" estavam os locais: Onkar Rai, no Volkswagen Polo GTi R5, a 25.59,1; Karan Patel, no Ford Fiesta R5, a 28.37,3, e Carl Tundo, a 33.26,0.  

O rali Safari acaba amanhã, com a realização de mais cinco especiais.

Sem comentários: