domingo, 20 de junho de 2021

Formula E: Mortara vence em Puebla e é o novo líder do campeonato


Eduardo Mortara foi o melhor na segunda corrida de Puebla. O piloto da Venturi conseguiu superar Pascal Wehrlein, segundo no seu Porsche, e Oliver Rowland, na Nissan. Com isso, o suíço é o novo comandante do campeonato, com 72 pontos, mais dez que Robin Frijns, da Virgin, e doze mais que António Félix da Costa, que não terminou esta segunda corrida devido a um acidente. 

Com Oliver Rowland o melhor na qualificação desta tarde, ele era o piloto a abater pelo resto do pelotão, que estava muito junto em termos de classificação. Aliás, os cinco primeiros na geral estavam separados por meros... quatro pontos, o que significaria este acabar por ser uma corrida bem emocionante, agora que faltavam sete provas para o final do campeonato.

Ao contrário de ontem, hoje os pilotos lidavam com sol e calor na pista de Puebla, e isso poderia fazer mossa nos seus carros. 

Na partida, Rowland larga melhor que Wehrlein, sendo passado por Mortara. O piloto da Nissan começou a afastar-se dos seus perseguidores, enquanto atrás, Sergio Sette Câmara perdia parte do seu chassis quando tentava passar o carro de Stoffel Vandoorne. A 38 minutos do final, Oliver Rowland foi o primeiro dos da frente a ir para o Attack Mode, caindo para quarto na geral. Pouco depois, passou Jake Dennis e partiu ao ataque a Pascal Wehrlein. Três minutos depois, fora a vez de Mortara ir ao Attack Mode, cedendo o comando a Wehrlein, mas o piloto alemão fez a mesma coisa na volta seguinte.

A 32 minutos do fim, Nyck de Vries ia para as boxes no sentido de abandonar a prova, numa altura em que boa parte dos pilotos decidiu ir para o Attack Mode, incluindo António Félix da costa, que passaria pela segunda vez na corrida. Pouco depois, soube.se o que tinha acontecido ao piloto neerlandês: sofreram uma colisão por parte de Lucas di Grassi.

Nick Cassidy e Edoardo Mortara foram para o Attack Mode pela segunda vez, na volta 12, ou seja a 25 munutos do final, e perderam posições, mais o neozelandês, já que o suíço era o líder. Por esta altura, os da frente usavam o Attack Mode para irem o mais depressa possivel. A 23 minutos, Oliver Turvey era a segunda desistência na corrida, ao mesmo tempo que Lucas di Grassi era penalizado pela colisão com Nyck de Vries, e ia ter de passar pelas boxes.

Na frente, Mortara liderava com alguma folga, enquanto Rowland era pressionado por Wehrlein, que ainda tinha o Fanboost para poder usar em caso de ultrapassagem. Mas não teve de usar quando aproveitou um erro de Rowland para conseguir o segundo posto. A partir dali, o alemão foi atrás de Mortara para ver se conseguia chegar ao comando da prova, e a pouco menos de 15 minutos, ele já estava colado na traseira do carro da Venturi.

A oito minutos do final, o DS de Jean Eric Vergne prde a sua traseira e entra em pião, acabando por perder o quinto posto para Jake Dennis. Ele continuou, mas perdera três posições. Dois minutos mais tarde, António Félix da Costa errou na saída da curva 7 bateu no muro, acabando ali a sua corrida.


Na frente, Mortara tinha-se distanciado de Wehrlein, depois de este se ter cometido um excesso e perdido tempo. Nick Cassidy era terceiro, depois de ter passado Rowland. E foi assim que terminaram no final da corrida, com o suíço da  Venturi a comemorar, com isto, o comando do campeonato, algo inédito nos lados da equipa baseada no Mónaco.

Agora, a Formula E segue em paragens americanas, com a jornada dupla de Nova Iorque, no fim de semana de 10 e 11 de julho. 

Sem comentários: