segunda-feira, 21 de junho de 2021

Formula E: Wehrlein novamente penalizado


Não foi o melhor fim de semana para o alemão Pascal Wehrlein, da Porsche. Depois de lhe ser retirada a vitória por causa de uma irregularidade na inscrição dos pneus, esta madrugada soube-se que o alemão foi novamente penalizado em quatro segundos devido a um pico de energia detectado no seu carro durante a corrida deste domingo em Puebla. Por causa disso, perdeu o seu segundo lugar e mais seis pontos, pois caiu para o quarto posto.

A FIA explicou depois que Wehrlein terá usado o Fanboost demasiado tarde e não tinha energia utilizável suficiente no carro na altura. As regras exigem que o fanboost seja utilizado se um piloto for premiado e que seja atingida uma potência mínima de 240 kW, o que não terá acontecido, levando à penalização.

Os dados técnicos mostram que o piloto ativou o fanboost mas devido à baixa energia restante no carro, a potência mínima de 240kW não foi atingida. Os dados técnicos mostram que a energia máxima de 100kJ não foi completamente utilizada. Devido a esta prova, os comissários não consideram qualquer excesso de potência, com a consequência de uma penalização acima descrita”, pode ler-se na comunicação oficial da FIA, a explicar as razões da penalização.

Uma coisa é certa: os 31 pontos que acabou por perder este final de semana em Puebla foram mais que suficientes para o impedir de sair da corrida mexicana com a liderança do campeonato. 

Sem comentários: