sexta-feira, 25 de junho de 2021

GP Memória - Europa 2001


Passaram-se duas semanas sobre o GP canadiano e a Formula 1 estava de volta à Europa, mais concretamente a Nurburging, para que acontecesse o GP da Europa. Com Michael Schumacher a abrir um avanço de 18 pontos sobre David Coulthard, parecia que o quarto título mundial começava a ser uma realidade, isto, apesar da oposição do... seu irmão, e de forma mais geral, dos Williams-BMW. E mesmo a McLaren, deixada de contar depois do derretimento de Mika Hakkinen e dos percalços de David Coulthard, ainda era uma força a ter em conta. 

A corrida europeia marcou o regresso de Heinz-Harald Frenzten ao seu lugar, depois da sua substituição forçada por causa do acidente que sofrera em Montreal. 

No final da qualificação, Michael Schumacher conseguiu bater o seu irmão Ralf, que guiava no Williams-BMW. Juan Pablo Montoya era o terceiro, no segundo Williams, na frente de Rubens Barrichello, no segundo Ferrari. A terceira linha pertencia aos McLaren, com David Coulthard a ser melhor que Mika Hakkinen, e os Jordan ficavam com a quarta fila, com Jarno Trulli na frente de Heinz-Harald Frentzen. E para finalizar, os Sauber monopolizavam a quinta fila, com Kimi Raikkonen em nono e Nick Heidfeld o décimo.


As coisas foram um pouco mais complicadas para Tarso Marques logo no inicio da corrida, quando deixou calar o motor do seu Minardi, obrigando a largar das boxes. Na partida, Michael Schumacher aguentou os ataques de Ralf e manteve o comando da corrida, seguido dos Williams e do McLaren de Coulthard. 

As coisas mantiveram-se assim até que aconteceu o primeiro reabastecimento, na volta 28, e ambos sairam quase ao mesmo tempo, sem alterações nas posições. Contudo, quando Ralf voltou à pista, ele estava com tanta vontade de regressar à competição que pisou a linha branca de saída das boxes, incorrendo numa penalização. Acabou por ser um "stop & go" de dez segundos, que o obrigou a cumprir, fazendo-o cair do segundo para o quarto lugar. Com isso, o maior beneficiado foi Juan Pablo Montoya, mas este, apesar dos esforços, não conseguiu ameaçar Michael Schumacher, que assim caminhava para nova vitória.    


Schumacher acabou por ser o triunfador, na frente de Montoya e David Coulthard, alargando ainda mais a liderança no campeonato. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram Ralf Schumacher, Rubens Barrichello e Mika Hakkinen.

Sem comentários: