sábado, 26 de junho de 2021

Formula 1 2021 - Ronda 8, Styria (Qualificação)


Estamos a meio de um período onde veremos Formula 1 ao fim de semana, quase como aqueles períodos onde veremos o campeonato o Mundo de futebol ou os Jogos Olímpicos, que neste verão do ano da pandemia de 2021... estão a acontecer. Caso gostamos de todas estas modalidades, não teremos tempo para sair de casa e aproveitar estes dias de calor, estes dias extraordinariamente longos, porque ficaremos o tempo todo à frente da televisão ou algum dispositivo móvel para não perder pitada.

E assistir à Formula 1 do Red Bull Ring, no primeiro de duas corridas em solo austríaco, nestes tempos que correm, cria expectativas bem altas. Especialmente depois de termos visto o que aconteceu na semana passada, em Paul Ricard. E se a Mercedes esperava que aqui iria haver algum tipo de redenção, a penalização de três lugares que o Valtteri Bottas vai ter depois daquela manobra nas boxes poderia dizer que, no mínimo, Lewis Hamilton estaria com as costas desprotegidas. 

A qualificação começava com piso seco no Red Bull Ring - e não se esperava que chovesse durante aquele tempo - e os primeiros a marcar tempo foram gente como os Williams de Nicholas Latifi, que marcou um tempo para a Q2, em principio, ou Lando Norris, no seu McLaren. Mas o primeiro tempo de relevo foi Max Verstappen, com 1.04,489. Sergio Perez, em contraste, lutava para sacar um bom tempo.

Na parte final, com alguma gente a exagerar para sacar um bom tempo - Kimi Raikkonen, por exemplo - os pobres contemplados foram os do costume, mais uma surpresa: Esteban Ocon, a bordo do seu Alpine. E claro, em contraste, Antonio Giovinazzi e George Russell seguem em frente, para a Q2.  

No final da Q2, quem ficava de fora eram alguns dos esperados, como Antonio Giovinazzi e Sebastian Vettel, e outros como Daniel Ricciardo, George Russell - ficou a oito milésimos de ir à Q3! e Carlos Sainz Jr. Nos que passaram, para além de Alpha Tauri, Red Bull e Mercedes, foram Charles Leclerc, Lance Stroll, Lando Norris e Fernando Alonso.


E claro, a Q3 foi uma doideira. Sempre que Hamilton marcava um tempo, Verstappen respondia, primeiro com 1.03,841, 364 centésimos mais veloz que Hamilton, enquanto Gasly tentava também dar o seu melhor, mas era apenas P2. Hamilton tentou melhorar, mas aproximou-se a 226 centésimas do neerlandês. Não o suficiente, e parecia que os Red Bull iria dar-se, mais uma vez, muito bem naqulas paragens. Norris já era terceiro, Bottas queixava-se de Tsunoda, e Stroll parece ter marcado ponto, feito uma volta e descansava para a corrida de amanhã.

A parte final foi assim: Hamilton não fez uma grande volta - exagerou até numa das curvas - Bottas manteve a sua segunda posição na grelha, e Max confirmou o seu estatuto, ao ser o "poleman" no Red Bull Ring. Já se esperava que fosse bom, mas agora, apenas confirmou o estatuto. Perez e Norris ficaram atrás destes três, e iriam subir com a penalização do finlandês.


Agora resta saber como será amanhã, Provavelmente uma corrida a seco e os Red Bull com tudo para ganhar, julgo eu.  

Sem comentários: