segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Sakon Yamamoto, o novo piloto-deputado


Pilotos que se metem na politica não é uma situação virgem. Afinal de contas, ainda nos lembramos de Carlos Reutemann, governador de Santa Fé e senador por quase duas décadas, até À sua morte, em julho deste ano. Pois bem, temos mais um piloto-deputado. Lembram-se de Sakon Yamamoto, que teve três meias-temporadas pela Spyker, e HRT, entre 2007 e 2010? Aos 39 anos, foi eleito deputado nas eleições legislativas de ontem, no Japão, pelo Partido Liberal Democrata.

Como candidato oficial do Partido Liberal Democrático do Representante Proporcional do Bloco Tokai, venci a eleição para a 49ª Câmara dos Representantes. O apoio de todos vocês desta forma serão a energia para os desafios futuros que nos colocaram na linha de partida!”, começou por afirmar no seu discurso de vitória, nas redes sociais.

Além disso, em assistência médica, cuidados de longo prazo e bem-estar para pessoas com deficiência, a fim de continuar a proteger a seguridade social do Japão, da qual temos orgulho no mundo hoje. Vamos continuar a trabalhar com o que recebemos e com uma forte determinação”, concluiu.

Nascido a 9 de julho de 1982 em Toyonashi, na prefeitura de Aichi, depois de passagens pela Formula Nippon, Formula 3 e GP2, foi piloto de reserva da Jordan em 2005, antes de ir para a Super Aguri em 2006, correndo na segunda metade da temporada, no lugar de Franck Montagny. Em 2007, foi para a Spyker, como piloto de reserva, começando a correr no GP da Hungria, no lugar do neerlandês Christian Albers. Foi ali que conseguiu o seu melhor resultado na Formula 1, em 12º posto no GP do Japão. 

Ainda voltaria à Formula 1 em 2010, pela Hispania, correndo por sete provas, conseguindo um 15º posto em Singapura como seu melhor resultado. Regressando ao Japão, para correr nos GT's, fez uma passagem pela Formula E em 2015, correndo pela Amlin Aguri em Londres, no lugar de António Félix da Costa, que não podia correr devido aos seus compromissos no DTM. Ali, abandonou ambas as corridas nas ruas da capital britânica. 

Sem comentários: