domingo, 31 de julho de 2022

Formula E: Di Grassi foi o melhor na segunda corrida de Londres


Lucas di Grassi foi esta domingo o melhor na segunda corrida em Londres, dando mais uma vitória à Venturi. O piloto brasileiro superou Jake Dennis e o neerlandês Nyck de Vries. Stoffel Vandoorne foi o quarto, mas o facto de ele ter sido o único dos da frente a pontuar significava que tinha uma mão e meia no troféu de campeão. Quanto a António Félix da Costa, voltou a pontuar na quinta posição. 

Na partida, Jake Dennis aguentou as investidas de Lucas di Grassi, enquanto Antonio Giovinazzi aguentou as de Felix da Costa, enqanto atrás, Oliver Rowland sofria um acidente e com danos, foi para as boxes e parar de vez.

Na segunda volta, Vergne ficou parado na pista, depois de ter batido no muro. A sua posição foi o suficiente para que o Safety Car fosse chamado para a pista. Outro que também saia da corrida era o Dan Ticktum, que parou o seu carro numa das escapatórias do traçado londrino. 

A prova recomeçou quando faltavam 36 minutos para o final, e o primeiro a ir ao Attack Mode foi Nyck de Vries, que era quinto, tentando apanhar o DS de Felix da Costa. A seguir veio Sebastien Buemi, o sexto, mas a ação acontecia mais a frente, quando Felix da Costa tentou passar Giovinazzi e acabou por ser ultrapassado por De Vries. Na volta seguinte, ele foi ao modo de ataque, mantendo-se em quinto.

A corrida do italiano foi perturbada quando os comissários o penalizaram por excesso de uso de energia, caindo no pelotão, enquanto na frente, Dennis ficava confortável, distanciando-se de Di Grassi, que por sua vez, estava longe de De Vries e Felix da Costa, que lutavam pelo terceiro posto. A 25 minutos do final, o português voltou ao terceiro posto, passando o neerlandês da Mercedes.

Entretanto, Di Grassi tinha ido ao Attack Mode e ficou na traseira de Dennis, mas o britânico conseguiu resistir ao assédio do brasileiro da Venturi. Atrás, Felix da Costa tinha ido de novo ao Attack Mode e perdia o terceiro posto para De Vries, ao mesmo tempo que tinha a companhia de Mitch Evans, da Jaguar. Entretanto, Dennis foi de novo ao Attack Mode e perdia o comando para o brasileiro. Atrás, Felix da Costa não resistiu aos ataques de Evans e ficou com a quarta posição.

A 16 minutos do final, foi a vez de Di Grassi de ir ao Attack Mode e passou a pressionar Jake Dennis, mas o britânico defendia-se bem. Atrás, Stoffel Vandoorne, que era sexto, ia para o Attack Mode para tentar apanhar Felix da Costa. O belga conseguiu apanhá-lo e passá-lo, ainda no tempo de duração do Attack Mode. Na frente, Dennis aguentava Di Grassi na luta pela liderança.

A pouco mais de oito minutos, Jake Dennis foi para a sua última ativação do modo de ataque, sendo passado por Di Grassi, que por sua vez, era ameaçado por Nyck de Vries. Os três estavam afastados mais ou menos afastados, e provavelmente, o britânico não iria conseguir recuperar o comando.

Na parte final, Mitch Evans falhou a travagem a uma das chicanes, porque o seu Jaguar tinha ficado sem potência. Lucas Di Grassi caminhou para a vitória, enquanto Dennis segurava De Vries no segundo posto, subindo ao pódio pela segunda vez seguida, enquanto Vandoorne, com o seu quarto posto, era virtualmente campeão, na frente de Felix da Costa. 

No campeonato, Vandoorne tinha 185 pontos, contra os 149 de Evans, os 144 de Mortara e os 128 de Vergne. Aliás, o belga foi o único dos quatro primeiros a pontuar neste domingo em Londres. A Formula E agora rumará à Ásia, onde se estreará em Seul no fim de semana de 13 e 14 de agosto.    

Sem comentários: