sexta-feira, 5 de agosto de 2022

WRC 2022 - Rali da Finlândia (Dia 1)


Ott Tanak é o primeiro líder do rali da Finlândia, cumpridas que estão as primeiras dez classificativas da prova, a mais importante do WRC, a par do Rali de Monte Carlo. Ele tem uma vantagem de 3,8 segundos sobre  Esapekka Lappi, enquanto Elfyn Evans é o terceiro classificado, a 19,3 segundos atrás do líder da prova. Kalle Rovanpera, o líder do campeonato, é quarto, a 21 segundos.   

A primeiro dia começou... na véspera, com a primeira passagem por Harju, com 3,48 quilómetros, onde Thiery Neuville conseguiu ser o melhor, batendo Ott Tanak por 1,2 segundos, enquanto Katsuta Takamoro era o terceiro, a 3,6. Kalle Rovanpera era o quarto, perdendo 2,7 segundos. 

A especial ficou também marcada pelo acidente de Nikolay Gryazin, onde acabou por desistir.

"Sempre gostei das Super-Especiais e me diverti muito lá, mas amanhã é um mundo totalmente diferente. No momento não me sinto confortável. Fizemos algumas mudanças de afinação no shakedown e estou cruzando os dedos que amanhã terei uma sensação melhor.", disse Neuville, no final da primeira especial.

Já Kalle Rovanpera, quarto na especial de quinta-feira, assumia que apesar do rali ser especial, a atitude seria a mesma em relação às outras provas.

"Claro, o sentimento e as expectativas estão lá, mas acho que os coloco do meu lado de qualquer maneira para tentar vencer todos os rallys. A situação é a mesma, só temos mais apoio e é uma atmosfera louca."


No dia seguinte, com passagens duplas por Laukaa, Lankamaa, Assamaki e Sahloinen-Moksi, começou com Tanak ao ataque, triunfando na primeira passagem por Laukaa, 2,7 segundos na frente de Lappi e 2,9 sobre o irlandês Craig Breen. A especial ficou marcada pelo acidente de Oliver Solberg, que capotou com o seu Hyundai e acabou por desistir.

Lappi atacou na primeira passagem por Lankamaa, triunfando com 0,3 segundos de vantagem sobre Tanak e 3,1 sobre Breen, enquanto Adrien Formaux era a vítima seguinte do rali, danificando a direção depois de um toque, perdendo mais de 16 minutos. 

Tanak triunfa na segunda passagem por Laukaa, 0,4 segundos na frente de Lappi e 1,1 sobre Evans, enquanto a segunda passagem por Lankamaa fora cancelada devido a problemas de segurança. Takamoto vence surpreendentemente em Harju, 0,1 segundos na frente de Tanak e Neuville, que fazem o mesmo tempo. Tanak volta às vitórias em Assamaki, 2,1 segundos na frente de Lappi e 2,2 na de Rovapera. O estónio estava na frente, mas sentia o assédio da concorrência.

"Obviamente estou correndo riscos. Em alguns lugares me sinto bem, mas em outros você tem surpresas e sente que é lento. Eu diria que no geral tivemos uma corrida limpa - é tudo o que podemos fazer no momento.", dizia Tanak, no final da sétima especial.

Lappi triunfa em Sahloinen-Moksi, ganhando 2,1 segundos sobre Tanak e quatro segundos sobre Rovanpera, aproximando-se do estónio, e volta a fazer a mesma coisa na segunda passagem por Assamaki, ganhando dessa vez 0,9 segundos a Tanak e 1,4 a Kalle Rovanpera. Por fim, ganha a terceira especial seguida em Sahloinen-Moksi, conseguindo uma vantagem de 1,4 sobre Elfyn Evans e sobretudo, 1,5 segundos sobre Tanak, terceiro a 1,5. 

Depois dos quatro primeiros, Craig Breen é quinto, a 32,5 segundos, não muito longe dele está Katsuta Takamoto, a 35,5 e é sexto, e ambos já andam distantes de Thierry Neuville, a 50,2, sétimo no seu Hyundai. Pierre-Louis Loubet é oitavo, a 1.00,9, não longe de Gus Greensmith, nono a 1.02,6, no seu Ford. E a fechar o "top ten" está Teemu Suninen, a 2.59,9 e o melhor dos Rally2.

Amanhã, o rali da Finlândia continua, com a realização de mais oito especiais de classificação.

Sem comentários: