terça-feira, 2 de agosto de 2022

Alpine: Equipa confirma Piastri como piloto titular... logo desmentido pelo piloto!


A Alpine confirmou esta terça-feira que o australiano Oscar Piastri é seu piloto para a temporada de 2023, substituindo o espanhol Fernando Alonso. O anúncio é feito um dia depois do asturiano de 41 anos ter dito que iria correr pela Aston Martin em 2023.

Otmar Szafnauer, Director da Equipe BWT Alpine de F1, comentou sobre o piloto de 21 anos, considerado por muitos como um grande talento: 

Oscar é um talento brilhante e raro. Estamos orgulhosos de o ter feito crescer e apoiado ao longo da sua carreira. Através da nossa colaboração ao longo dos últimos quatro anos, vimo-lo evoluir para um piloto que está mais do que pronto para subir à Fórmula 1. No seu papel de piloto de reserva, tem estado com a equipa na pista, na fábrica e em testes, onde demonstrou a maturidade e rapidez necessárias para assegurar a promoção. Juntos acreditamos que a nossa dupla proporcionará a continuidade necessária para alcançarmos o nosso objetivo a longo prazo de lutar por vitórias e títulos”.

Contudo, pouco depois deste anúncio, o piloto australiano afirmou na sua conta do Twitter que isto aconteceu... sem o seu consentimento!

"Acabei de saber no final desta tarde que, sem o meu consentimento, a Alpine F1 divulgou um comunicado de imprensa no qual estarei pilotando para eles no próximo ano. Isso está errado e não assinei contrato com a Alpine para 2023. Não serei piloto deles na próxima temporada", disse o piloto australiano, na sua conta do Twitter.

Segundo se conta nos bastidores, Piastri poderá ter assinado um pré-acordo com a McLaren para a próxima temporada. A razão tem a ver com Mark Webber, ex-piloto e agora seu manager, que insatisfeito por a Alpine não lhe ter dado os testes que tinha garantido sob contrato - cerca de cinco mil quilómetros, num carro de 2021 - decidiu partir para outros lados, perguntando quem estaria interessado no seu pupilo. A McLaren, que está a abril um vasto rol noutras categorias - IndyCar e em breve, a Endurance - quer ter alguns pilotos debaixo de sua asa para poder decidir quem serão os melhores. 

Só que estão a entrar em alguns problemas contratuais, como aconteceu há algumas semanas com o espanhol Alex Palou, o campeão de 2021 da IndyCar, que é da Chip Ganassi, mas assinou um acordo com a equipa de Woking em 2023, pensando na chance da Formula 1. Mas não avisou os responsáveis da Chip Ganassi, que decidiram processá-lo!


De qualquer forma, Piastri, de 21 anos, e natural de Melbourne, faz parte da equipa de Enstone desde 2018, onde primeiro, triunfou no Campeonato da Eurocup de Fórmula Renault em 2019, para depois vencer o Campeonato de Fórmula 3 da FIA de 2020, vencendo três títulos de pilotos consecutivos ao conquistar o ceptro do Campeonato de Fórmula 2 da FIA na temporada de 2021.

Promovido como piloto de reserva da Alpine no início da temporada de 2022, desde então tem sido submetido, sob a orientação da equipa e com o seu completo apoio financeiro, a um programa de treinos intensivos e abrangente de testes privados no chassis A521 de 2021, que venceu um Grande Prémio, e no simulador da fábrica, em Enstone, no sentido de o preparar para o próximo grande passo, que é a Formula 1.

Resta saber... em qual equipa.

Sem comentários: