quarta-feira, 3 de agosto de 2022

O atribulado desenvolvimento do Gen3 da Formula E


Toda a gente sabe que em 2023, a Formula E terá um novo carro, o Gen3, que promete ser mais veloz e mais potente que o anterior. Contudo, detalhes que surgiram à superfície nesta quarta-feira referem que o desenvolvimento do novo carro, que agora está nas mãos das equipas para poer colocar os seus "powertrains", teve alguns obstáculos, dos quais resultaram em dois acidentes espetaculares, em dois lugares diferentes e com dois pilotos diferentes, embora sem consequências de maior.  

Esta quarta-feira, o site the-race.com divulgou uma matéria no qual noticia que o desenvolvimento do novo teve dois acidentes sérios, um no circuito de Calafat, na Catalunha, e outra em Mallory Park, no Reino Unido. O primeiro envolveu o francês Theo Pouchaire, atualmente na Formula 2, e aconteceu em fevereiro deste ano, onde o carro falhou a travagem e acabou num banco de areia. O carro não ficou muito danificado e o piloto saiu ileso.

Este incidente ocorreu no início de fevereiro de 2022, portanto, numa fase inicial do programa de desenvolvimento do carro Gen3, com peças únicas fornecidas ainda não totalmente validadas”, afirmou a FIA, num comunicado oficial.

O acidente foi uma consequência da perda da comunicação entre o carro e a bateria. Desde então, uma linha de redundância foi implantada e a medida provou sua eficácia."

Os pacotes de teste dos fabricantes integram atualizações de software e hardware e demonstraram funcionar como pretendido durante os testes de desenvolvimento em andamento. O desenvolvimento tem tudo a ver com testar peças e avaliar totalmente os sistemas sob stress, principalmente com um carro tão tecnologicamente avançado quanto o Gen3.”, concluiu.

O segundo incidente aconteceu no final de junho, em Mallory Park, e envolveu Oliver Rowland, que neste momento é piloto da Mahindra. Aparentemente, aconteceu por causa de um desligamento inesperado do seu powertrain, e o chassis ficou danificado no acidente, mas como no outro incidente, o piloto saiu do carro ileso.

Foi [um acidente] bem grande, mas estou bem, meu tornozelo está doendo um pouco e minhas costas estão um pouco doloridas, mas estou bem”, disse Rowland ao The Race em Londres na semana passada.

O problema aconteceu no nosso lado. Foi um problema que tivemos no shakedown no aeródromo de Abingdon e tentamos fazer algumas coisas para corrigi-lo porque era um problema recorrente. Não foi causado pelo Gen3 da Formula E, mas sim do nosso. Foi realmente muito lamentável onde aconteceu porque foi na parte mais rápida [do circuito], pouco antes de eu travar para a Gerrard [a longa direita no início da volta] e havia relva molhada, então não consegui reduzir muito a velocidade."


Rowland disse que neste momento, lidar com o carro da Gen3 está a ser complicado, especialmente no campo da bateria, que tem a ver com o a gestão da potência, bem como a regeneração nas travagens.

É [uma tecnologia] nova, então você tem que arriscar às vezes, mas parece que talvez haja um pouco de trabalho a ser feito, mas, honestamente, o problema que eu tive estava do nosso lado, então não tenho nada contra o design real, etc. Conhecemos nosso problema e será corrigido [dentro em breve].”

Apesar dos problemas, Rowland disse que está ansioso por trabalhar com o carro novo.

Conheço muitas pessoas que estão preocupadas com a velocidade e as pistas, mas isso me excita”, começou por afirmar. "É claro que precisamos olhar para isso também do ponto de vista da segurança e ter certeza de que não estamos nos colocando em risco desnecessário, mas do ponto de vista do piloto, confio tanto na Fórmula E, como na FIA.", concluiu.

A atual temporada termina no fim de semana e 14 e 15 de agosto, no circuito de Seul, na Coreia do Sul.

Sem comentários: