sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

WRC 2023 - Rali da Suécia (Dia 1)


Craig Breen é o líder do rali da Suécia, após as oito especiais do primeiro dia. O piloto da Hyundai tem uma vantagem de 2,6 segundos sobre o Ford de Ott Tanak e 11,2 segundos sobre o outro Hyundai de Esapekka Lappi, que está na frente de Elfyn Evans, o melhor dos Toyota. O galês é quarto e está a 26,5 segundos atrás da liderança, com Kalle Rovanpera não muito longe, a 31,1. 

Depois de Rovanpera ter ganho no "shakedown", 1,6 segundos na frente de Ott Tanak, o dia começou com Craig Breen ao ataque, triunfando na primeira passagem por Brattby, 3,8 segundos na frente de Tanak, com Rovanpera a perder 12,5 segundos. No final, o finlandês queixou-se da muita neve na estrada: "Há muita neve na estrada, que está muito escorregadia para nós. Tentei ser limpo e rápido, mas não consigo fazer muito mais.", declarou no final da especial.

Rovanpera recuperou na terceira especial, a primeira passagem por Sarsjöliden, um segundo na frente de Esapekka Lappi, e 1,7 sobre Katsuta Takamoto. O japonês triunfou na quarta especial, a primeira passagem por Botsmark, conseguindo uma vantagem de 0,3 segundos sobre Rovanpera e 0,5 sobre Tanak. 

Naturalmente, o japonês estava feliz com as condições: 

"Estamos muito velozes e sinto-me confortável no carro. É um pouco difícil manter o carro na linha, mas tudo bem. Não forcei nada e apenas tentei ser suave.", afirmou.


A tarde começou com Breen ao ataque, triunfando na segunda passagem por Brattby, e conseguindo 7,8 segundos de vantagem sobre o Ford de Pierre-Louis Loubet. Rovanpera perdera 21,3 segundos e Takamoto 48,4, porque tinha capotado. O piloto da Toyota acabaria por abandonar, regressando amanhã pelo método Rally2.

O finlandês depois explicou o que se passou: 

"Pouco antes da especial, recebi uma mensagem de que a tração havia desaparecido! Não havia muito que eu pudesse fazer - quase não sobrevivi, foi muito complicado. Definitivamente, será uma grande, grande perda de tempo para nós."

Breen ganhou de novo na segunda passagem por Sarsjöliden, 2,6 segundos na frente de Elfyn Evans. Takamoto parou na especial, enquanto Lappi perdeu tempo devido a um pião e Bertelli saiu de estrada. 

Tanak foi o melhor na sétima especial, a segunda passagem por Botsmark, batendo Lappi por 0,9 segundos e Breen por 4,1. Rovanpera perdeu 11,3 segundos e via os seus adversários distanciaram-se. 

"Não está a ser tão fácil. Muito cascalho na estrada, basicamente cascalho cheio no começo. Acho que estava usando muito os pneus dianteiros - tentei ser bastante macio com eles, mas acho que não resultou.", comentou o finlandês no final da especial.


Mas o finlandês levou a melhor na especial no centro de Umea, a especial que encerrava o dia, meio segundo na frente de Tanak e 1,4 segundos sobre Lappi. Breen era sexto, a 6,3, mas estava sólido na liderança.

"Definitivamente um dos meus dias mais fortes. No ano passado, eu geralmente estava de cabeça para baixo ou preso em alguma sebe em algum lugar, então é música para meus ouvidos estar na liderança esta noite. [Hoje] é a festa do chá do Chapeleiro Maluco e estão todos convidados - mal posso esperar!", falou o irlandês, muito feliz com o dia de sonho que teve. 

Depois dos cinco primeiros, Thierry Neuville é o sexto, a 36,8, já distante do Ford de Pierre-Louis Loubet, sétimo a 1.16,2. Oliver Solberg é o oitavo, e o melhor dos Rally2, a 2.56,8, e a fechar o "top ten" os finlandeses Sami Pajari, no seu Skoda Rally2, a 3.09,8, e o seu compatriota Jari Huttunen, a 3.31,9

O rali da Suécia prossegue este sábado, com a realização de sete especiais.  

Sem comentários: