Num lugar muito húmido, onde resistir era palavra de ordem, e com quase todos a largar com médios, é saber quando é que trocarão para duros, no sentido de fazer não uma troca, mas sim duas, provavelmente. E se isso, em termos de estratégia, será vantajoso ou não. claro, outra grande pergunta na mente dos fãs: será que Lando Norris largará da pole-position e manterá a primeira posição no final da primeira volta?
Com o passar das voltas, existia a expectativa de Max andar a par de Norris, mas o piloto da Ferrari não errou, conseguindo impor um ritmo bem superior a ele. Já se sabia que isso poderia acontecer, mas num circuito citadino, onde as armadilhas existem, o britânico da McLaren estava a ser perfeito, o que era bom para os rapazes de Woking. E a estratégia poderá ser ainda mais favorável para Norris, se fosse para uma só paragem.
Na volta 14, as primeiras paragens, com Alex Albon, da Williams, a trocar para os duros, para ver se aguenta o mais que pode. Daniel Ricciardo tinha ido uma volta antes. Por esta altura, Norris já tinha mais de 10 segundos de vantagem sobre Max, com Lewis Hamilton em terceiro, já com sete segundos de desvantagem sobre Max. Por esta altura, Albon ia para as boxes, para terminar prematuramente a sua corrida. A primeira retirada da prova. Em contraste, o seu companheiro era já nono.
A seguir veio Carlos Sainz Jr, tentando antecipar o pelotão à sua frente, nesta altura, com Hamilton a ir na volta 18, colocando duros. Contudo, os pilotos que trocaram de pneus, ao longo das voltas, começaram a pensar que, se calhar foram à boxes cedo demais. Na volta 25, Norris já tinha 18 segundos sobre Max, que por sua vez, já tinha 12,3 sobre George Russell, que tinha Piastri colado na sua traseira.
Nas voltas 28 e 29, Russell e Pérez foram às boxes, trocar para duros, muito provavelmente, a altura que tinham combinado com os engenheiros. Max foi na volta 30, numa altura em que Norris tinha... 32 segundos de vantagem sobre Piastri. O neerlandês saia logo atrás de Charles Leclerc, no quarto posto, antes de o passar. Norris foi às boxes na volta 32, queixando-se de algum dano na asa frontal, mas depois dos mecânicos verem, deram luz verde para regressar, mantendo a liderança. Nesta altura, Norris tinha 21 segundos de vantagem sobre Max, em terceiro. Piastri era segundo, a pouco mais de três segundos, mas nesta altura, ainda não tinha ido às boxes.
Na volta 37, Leclerc foi às boxes, e nesta altura, o único piloto da frente de Piastri, que é segundo, e tinha mais de 10 segundos sobre Max. Piastri veio na volta seguinte, para meter... duros, com ele a regressar à pista na quinta posição. Agora, Norris já tinha 23 segundos e meio sobre Max, com Russell e Lewis a seguir, este último já assediado por Piastri. Atrás na sétima posição, Leclerc atacava Fernando Alonso para ser sexto, o que conseguiu na volta 41. Pouco depois, o australiano da McLaren passou o britânico da Mercedes, sendo quarto, e a perseguir Russell, noutro Mercedes.
Durou algumas voltas para que Piastri chegou à traseira de Russell, e na volta 45, conseguiu passar o piloto da Mercedes, para ser terceiro. Cedo se foi embora, indo atrás de Max, para ver se tinha tempo e ritmo para o apanhar e tentar uma dobradinha para a equipa de Woking, o grande objetivo nesta corrida. Mas isso por pouco poderia não ter acontecido, porque na mesma altura em que isso acontecia, Norris apanhava um susto, quando roçou o carro no muro. Felizmente, ele pode prosseguir, mas mostrava que naquele sitio e com uma corrida que poderia ser exaustiva, ficar permanentemente concentrado não é para qualquer um.
Na volta 50, outro incidente: Kevin Magnussen, no seu Haas, tocou no muro e rasgou o pneu. Lentamente foi às boxes, mas iria perder muito tempo e posições.
Na parte final, Norris não estava preocupado. Bastava ficar concentrado e não tocar no muro, mas os 30 segundos de vantagem mostrava que o piloto da McLaren tinha tudo controlado, e com os 25 pontos que iria conquistar poderá diminuir a diferença na luta pelo campeonato. Atrás, Leclerc pressionava Russell para ficar com o quarto lugar... mas não conseguiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário