sexta-feira, 20 de março de 2009

FOTA reage: "Sistema de pontos não pode ser mudado"

A polémica promete lavar e durar. A FOTA reagiu esta tarde em comunicado às polémicas decisões desta terça-feira em Paris, ao impor um sistema de pontuação que previlegia as vitórias em deterimento dos pontos conquistados. No comunicado lê-se que tais modificações não foram feitas com a aprovação unânime das equipas, e que tais modificações foram feitas a pouco mais de duas semanas do inicio do Mundial de Formula 1, logo, elas não podem ser válidas para a temporada de 2009.

"A emenda aos regulamentos desportivos propostos pelo World Motorsport Council (WMSC) não foi efectuada de acordo ao estipulado pelo Apêndice 5 dos Regulamentos Desportivos, aprivisionados pelo Artigo 199 do FIA International Sporting Code. Sendo assim, tais modificações que não tenham sido obtidas sem a aprovação unânime de todos os competidores do Campeonato do Mundo de Formula 1 de 2009, são consideradas como inválidas, logo, a FIA não pode impor tal mudança."


"Como a mudança do sistema de pontos não recebeu o selo de aprovação do WMSC, tal mudança não pode acontecer na temporada de 2009. Contudo, as equipas querem demonstrar mais uma vez a sua vontade de colaborar com a FIA para juntos elaborarmos um novo sistema de pontos para a temporada de 2010, com um compreensivo conjunto de medidas, no sentido de estimular a atractividade deste desporto.", conclui o comunicado.


Bom senso, é o que a FOTA demonstra neste comunicado. Tem armas para combater, isso não tem dúvidas, e demonstraram aqui que estão mais dispostas ao diálogo e à compreensão para chegar a uma solução de consenso, do que partir para a guerra. Será que Max Mosley vai acatar ou romper as convenções? Cenas dos próximos capítulos de uma temporada que já escalda!

1 comentário:

Willian Freitas disse...

2009 já começa quente. Pelo menos nos bastidores.