quarta-feira, 18 de março de 2009

Speeder Questiona... Tony Costa (Laser Car Design)

É normal saberem que a maioria dos meus entrevistados são blogueiros ou jornalistas do Brasil, mas por vezes calha também blogueiros portugueses, como acontece hoje. O caso em particular é o de alguém que conheço há muito tempo, desde os tempos do Fórum Autosport, há quatro anos atrás, pois eu e ele fazemos parte daquele grupo inicial que apareceu por lá nos primeiros dias de existência.


O meu convidado de hoje é Tony Costa, mais conhecido por laserbombo, o homem que está por detrás do blog Laser Car Design. O Tony é como eu: tem a mesma idade, nasceu no Brasil, mas veio novo para Portugal (e perdeu o sotaque, como eu), e vive no Porto. Licenciou-se no Marketing e Publicidade há nove anos, mas confessa a sua paixão pelos desenhos desde os seus seis anos de idade. Actualmente a exercer a profissão de Designer Gráfico, o seu “sonho impossível” era “desenhar carros para a Toyota”, a sua marca favorita. Pratica karting amador, toca piano e monta “car paper models”. Quanto às mulheres… “Obvio, quando aparecem, há tempo para elas... elas são a nossa força motriz.”


1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?

Olá Paulo. É um prazer ser entrevistado por ti. Bem, esta ideia do blog surgiu há uns 6 meses atrás, nas férias de Verão, quando comecei a descobrir alguns blogues de design na Web. Ora, como sempre desenhei, desde os meus 5 anos, no país que me viu nascer (Brasil), despertou em mim grande vontade de fazer um blog de carros desenhados, e assim foi, em Novembro resolvi criar o espaço.


2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?

O nome não foi difícil, saiu naturalmente da cabeça, sem grandes invenções, pois como sou conhecido por Laser (risos) foi fácil colocar as outras palavras, foi bastante fácil e natural.


3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?

Sim, participo há 5 anos no site do AUTOSPORT PORTUGAL, e outros mais pequenos, e leio bastantes blogues, sendo o teu um dos que leio com frequência, embora participe pouco.


4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?

À data que te escrevo, tem 1500 visualizações, sendo que o abri há 2 meses atrás. Um interessante numero, tendo em conta que é para um nicho de mercado, para apreciadores de desenho. E muitos outros amigos também dão a sua olhadinha. Comecei, portanto em 26 de Novembro de 2008.


5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

Bem…é muito difícil te dizer, mas orgulho-me dos post que coloquei do Senna no site do Autosport, algumas historietas da F1…tanta coisa, em 5 anos é complicado te dizer… tenho cerca de 9000 posts lá metidos, penso ser o 2º da tabela dos foristas lá (risos) …


6 – Em que é que tu, desenhando sobre automobilismo, consegues ser diferente dos outros blogs?

Tento ser coerente com aquilo que gosto, tentando não ser demasiado “patriota”, pois como todos sabem apoio todos os pilotos brasileiros da F1 e ás vezes condiciona… Tento na verdade conseguir uma dinâmica, colocando votações aos leitores, animar o blog, naturalmente tirando umas ideias dos outros blogs de design… Na verdade, preocupo-me em colocar aquilo que gosto e também o que os leitores gostem.


7 – Já agora, uma pergunta mais técnica: que tipo de programas tu usas para conseguir elaborar os teus desenhos?

Paulo, trabalho na área do design há alguns anos, trabalho com diversos programas como Corel Draw, Adobe Illustrator, Freehand e o último o Indesign. Além do obrigatório Photoshop.

Porém, os programas são parecidos uns com os outros e trabalho em Corel, pois é o que estou mais habituado, trabalho há 12 anos com este programa. E faço ali os desenhos, por opção natural.


8 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?

O Autosport.PT, do qual estou há 5 anos, o teu blog, Continental Circus, dos melhores blogs que conheço, gostava do F1 Nostalgia que fechou, infelizmente… Acompanho os blogs brasileiros, Blog do Capelli, Blig do Gomes, Grandepremio, e os blogues de design automóvel…tantos, Paulo…


9 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

Sinceramente não (risos) … lembro-me de fogachos como as vitorias do Senna em 1987, mas juro-te que não me lembro qual foi a primeira…


10 – E qual foi aquela que mais te marcou?

A que mais me marcou foi a grande vitoria de Senna em 1993, Donington, entre muitas de Senna e esta ultima da luta Hamilton/Massa entra para as inesquecíveis… Mas sem dúvida que coloco 4 ou 5 vitórias de Senna como as mais incríveis para mim.


11 – Eu sei que és português, mas faço a pergunta na mesma: Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?

Paulo, tenho dupla nacionalidade, por isso também sou brasileiro, não abdiquei (risos). Senna é obviamente o meu ídolo, o que tenho na minha memória. Confesso que não sou fã de Piquet e Fittipaldi, apesar de eles serem brasileiros. Senna foi para mim a inspiração do que sou hoje a nível de desporto motorizado, é para mim um ícone inquestionável.


12 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?

Gostaria muito. Apesar de Massa ainda não ter convencido a crítica, acho o Massa combativo, guerreiro e isso aprecio nele. Acredito ainda que ele chegue lá, pois tem raça e talento para isso.


13 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Na verdade, não o acho parecido com nenhum deles. Para mim e se calhar estou a exagerar, acho – o parecido em certa medida com o Gilles Villeneuve, outro piloto que está no meu TOP 4. O espírito combativo dele de nunca desistir e a sua raça é em tudo semelhante à de Gilles. E o estar na Ferrari ajudou à comparação…


14 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?

Penso que sim. Lewis Hamilton mostrou em 2008 muita raça e não falhou especialmente nas corridas à chuva, num campo em que Massa ainda tem que evoluir. Penso que as corridas à chuva ajudaram a decidir quem para mim merece ser campeão. Mas se Massa tivesse sido campeão, também era merecido.


15 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?

Tenho 3 pilotos que elejo com o trio de ases da F1, tirando Senna: Ronnie Peterson, Gilles Villeneuve e Jim Clark. Adoro pilotos de raça, que dão espectáculo na pista e que sejam muito rápidos. Qualquer um dos 3 era assim – demónios em pista. Aquelas acrobacias que os 3 faziam lá dentro para mim é para mim sensacional, e tenho pena não ter vivido (não tinha nascido) nessa época maravilhosa dos anos 60 e especialmente 70.


16 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?

Gosto de ver o WTCC, NASCAR, IRL, V8 SUPERCARS…interesso-me por tudo que seja de grande espectáculo televisivo, tenha rodas, e que faça muito barulho… Os Rallies também gosto, mas confesso não ter o mesmo impacto.


17 – E julgo que vale a pena desenhar sobre esses modelos no teu blogue?

Claramente que sim. Mesmo Rallies, desenho muitos carros, pois são extremamente belos. A esse nível de desenho, não tenho fronteiras – desenho qualquer carro, até os automóveis antigos.


18 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?

Tenho alguma coisa por casa, mas contam-se pelos dedos. Tenho bastantes carros feitos em papel, os chamados Paper Models. Valorizo tudo o que se possa ser feito á mão, pois adoro montar. Tenho também um carro telecomandado, um Xsara WRC de Loeb, todo montado por mim.


19 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?

Frustração. Sou fã nº1 da Toyota, minha marca de eleição, e a Honda é a nº 2. Logo fiquei decepcionado, ainda por cima vendo de uma assentada três brasileiros poderem ficar sem emprego…


20 – Ficaste satisfeito com a solução arranjada pela Honda, de uma Brawn Grand Prix, e pela escolha de Barrichello em detrimento de Bruno Senna?

Fiquei bastante satisfeito com o surgimento desta equipa, pois é mais uma a andar lá na frente, e começo a perceber que a Honda andava perdida e Ross Brawn é que era a mais valia ali dentro... Quanto ao Barrichello, na óptica de Ross Brawn, é uma escolha acertada, dado o seu know-how, a sua experiência e competência, ao invés de Bruno Senna, que, não colocando em causa o seu talento, seria uma escolha precipitada. Bruno virá para a F1, mas terá que aguardar, pois deposito esperanças nele.


21 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?

É o caminho certo. Pelo menos salvou a equipa mais incrível da F1 – A Williams. As equipas mais ricas e com melhor embalo tecnológico estavam cada vez mais a avançar, e as mais pequenas estavam a perder terreno. Foi a decisão mais acertada que se poderia ter tomado. Valeu, Max Mosley!


22 – E o sistema de medalhas, proposto pelo Bernie Ecclestone? Achas uma boa ideia ou apenas uma má ideia de um homem já senil?

Penso que é um sistema menos interessante que as taças. As taças, julgo eu, dão mais ênfase à conquista, pessoalmente prefiro. Estamos a baixar os custos e o metal também sofreu com isso... (risos)


23 - O que achaste até agora dos novos carros de 2009?

Inicialmente, achei horríveis, a nível estético, achei que tinhamos regredido 10 anos, mas porque realmente os F1 de 2008 eram excessivamente evoluídos, sdaí o choque... mas quando fui ve-los a Portimão, a minha opinião mudou radicalmente, pois são mesmo assim extremamente bonitos. A nível de andamento, estou bastante animado de ver que está tudo bastante equilibrado, por isso teremos um ano de 2009 prometedor.


24 - Que ideia é que ficaste dos testes da pré-época? Esperas uma temporada de 2009 equilibrada ou imprevisível?

Equilibrada e sobretudo imprevisível. Ou muito me engano, ou teremos Brawn’s, Toro Rosso’s Toyotas e Renaults nos pódios das corridas, e a vencer, a BMW, Mclaren e Ferrari, mas com todas estas mudanças, ficou tudo extremamente incerto, e isso para mim é um excelente aperitivo para a época que vai começar.


25 - Com isto tudo, quem é o teu favorito ao título mundial? Ou ainda não tens uma resposta concreta?

Hamilton, Kimi e Massa. Por esta ordem. O meu favorito é, e sempre será Felipe Massa, pois torço por ele.


26 - Indo para a GP2, que ideia ficas com o projecto da "nossa" Ocean Racing Technology, do Tiago Monteiro?

Acho que está tudo ainda no começo, eles precisam de ganhar experiencia, é uma fase de aprendizagem. Mas a médio prazo, poderá ser a rampa de lançamento para futuros pilotos portugueses, que muitas vezes se perdem...


27 - E achas que a ida de Álvaro Parente para a Ocean pode ser uma mais-valia para a equipa?

Talvez, mas seria prejudicial para o Álvaro. Ele está numa fase diferente, precisa de dar um passo à frente e não dois para trás, pois a Ocean é claramente uma equipa inferior ao prestígio que Álvaro Parente goza. Para a Ocean seria certamente o melhor piloto que poderiam ter.

28 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?

Para mim, as corridas é como o sangue que nos faz viver. Sem esse sangue, os corpos não sobreviveriam. É em grande parte o sentido que faz parte na minha vida. Tenho por isso que dizer que as corridas dão me uma motivação excepcional para o meu dia-a-dia. Como espectador. Mas se pudesse conduzir um carro dos bons, acho que ficaria ainda mais louco…


29 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?

Corro num campeonato amador de Karting em Portugal, o AS CHALLENGE, do Autosport Português. É ali que descarrego as minhas paixões da velocidade e ali entendi como é andar ás voltas num circuito e sofrer constantes pressões dos adversários. Há 4 anos que é assim… Já ganhei uma corrida, fiz voltas mais rápidas, e são experiências gratificantes a nível automobilístico. Mesmo assim, tudo pela brincadeira de querer ser um piloto de carros…


30 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Claramente a época entre 1977 e 1982. Penso ser um período tão rocambolesco como incrível, basta vermos a qualidade de pilotos que nessa altura lá estavam. Se pudesse recuar no tempo, recuava até esse ano de 1977 e deixava rolar…


31 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

Loucura. Ainda hoje não percebo como aqueles carros não levantaram voo… de tantos toques que levaram… São dos tais momentos que tanto os pilotos como os espectadores se orgulham de ter passado. Momentos desses nunca mais nos esquecemos.


32 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?

O melhor talvez não concorde, mas dentro do top 10 sim. Mas o seu carácter combativo, a sua loucura para mim vale muito e se for por isso, está dentro do top 3 de sempre. Gosto de Gilles, mas temos de ser realistas.


33 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?

Jogava o Batracer, mas nunca fui talentoso em termos de estratégias, afinações, essas coisas… nem a jogar jogos …O talento a esse nível não tenho, confesso…


34 – Eu sei que começaste há pouco tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?

Para já, não consegui nenhum premio especial, além de alguns e bons elogios ( por exemplo tu, (risos).


35 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?

Confesso que gosto de ambos. Uns complementam os outros. Não faria sentido ter uns e não outros. Os dois fazem imensa falta.

36 - Já agora, que impressão é que ficaste do novo Autódromo de Portimão?

Uma impressão muito positiva. Excelentes instalações, amplo, desafiador, diferente dos circuitos tradicionais. Mistura a coerência e segurança dos circuitos modernos, com a espectacularidade dos circuitos famosos, como Brads Hatch e Laguna Seca. Sinceramente, se este circuito não vier para a F1, será apenas por questões político-estratégicas de Bernie Ecclestone, pois o circuito é dos melhores do mundo.

37 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Sinceramente, estão os 3 muito crus para estofos de seja o que for… Porém, tinha uma simpatia pelo di Grassi, mas o nome dele não o ajuda a voar mais alto…


38 – E no nosso caso? Filipe Albuquerque, Álvaro Parente, António Félix da Costa, Armando Parente… achas que algum dia voltará a haver um piloto português na elite da Formula 1, com capacidade de inscrever o nosso país na lista dos vencedores?

Conheço bem os 3 primeiros, e sinceramente possuem talento para vencer corridas. O problema é que o salto para a F1 é para uma elite a que nem todos têm lugar. É preciso algo mais do que o talento. É preciso o padrinho, o bom-nome e um bom país de nascença por trás. Tenho muitas dúvidas se haverá algum dia um piloto português na F1, sinceramente…

39 - Que impressão é que ficas do novo projecto de Ken Anderson e Peter Windsor, a USGPE? Achas que deve ser levado a sério?

Sinceramente, não tenho uma opinião formada sobre eles, não ando muito atento á essa eventualidade de formarem essa nova equipa.

40 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?

Ainda é muito cedo para isso, embora nunca tinha pensado nisso. Fiz o Blogue para uma espécie de “retiro espiritual”, apenas para expor trabalhos, e que as pessoas o possam apreciar. Acima de tudo, quero manter o blogue como um “garagista” e não como um “montador” (risos)


Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:


19 de Novembro 2008 - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro 2008 - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro 2008 - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
6 de Dezembro 2008 - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro 2008 - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro 2008 - João Carlos Viana (jcspeedway)
20 de Dezembro 2008 - Felipão (Blogspot Brasil)
3 de Janeiro de 2009 - José António (4 Rodinhas)
7 de Janeiro de 2009 - Germano Caldeira (Blog 4x4)
10 de Janeiro de 2009 - Felipe Maciel (Blog F-1)
14 de Janeiro de 2009 - Daniel Médici (Cadernos do Automobilismo)
17 de Janeiro de 2009 - Thiago Raposo (Café com Formula 1)
21 de Janeiro de 2009 - Orroe (N U R B U R G R I N G)
24 de Janeiro de 2009 - Sávio Machado (SAVIOMACHADO)
28 de Janeiro de 2009 - Javi G. (Zone F1)
31 de Janeiro de 2009 - Gabriel Lima (Speed N'Thrash)

4 de Fevereiro de 2009 - Bruno Mantovani (Mantovani.zip.net)
7 de Fevereiro de 2009 - Marcel Marchesi (Marchesi Design)


4 de Março de 2009 - Kimi Cris (Galáxia F-1)
7 de Março de 2009 - Maria Quiroga (F1 by Mai)
11 de Março de 2009 - Wellington Lucas (Formula One Addict)
14 de Março 2009 - Ylan Marcel (Motorizado)

1 comentário:

Tony Costa disse...

Paulo, o meu muito obrigado pela entrevista que fizeste^à minha pessoa, sinal de que, apesar de nos comunicarmos pouco, temos uma sólida amizade, que quero preservar.

Um grande abraço e mais uma vez obigado