quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Speeder Questiona... Ricardo Kakazu (Kakazu Motorsports)

Como é habitual, boa parte dos meus entrevistadores são originários do Brasil. Mas o mais invulgar neste caso é que o meu entrevistador é um “sansei”, neto de japoneses, que um dia, aos 19 anos decidiu ir para o Japão, onde vive neste momento. Ricardo Susumu Kakazu, agora com 24 anos, trabalha e vive na zona de Nagoya, onde desenha carros nas horas vagas, e é piloto de kart amador. Hà pouco tempo atrás, decidiu aventurar-se na Blogosfera, criando primeiro o Kakazu Motorsports, para relatar os seus feitos nos kartódromos japoneses, bem como o World Motor Sports Cars, onde fala sobre mais sobre as corridas de Turismo e Sport-Protótipos. Aliás, foi através de outro aficcionado dos Sport- Protótipos, o Joel Cesetti, é que descobri este blogueiro vindo do país do Sol Nascente.


E para além de carros e desenhos, é apreciador de um bom “Blues”, como John Lee Hooker, Sonny Boy Williamson, BB King, Howlin Wolf, Buddy Guy. Tem bom gosto, este Ricardo! Esta entrevista foi feita em meados de Janeiro, por e-mail, pois neste momento, o blog dele está inactivo, devido a motivos pessoais. Espero que volte o mais depressa possivel!


1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia dos teus blogues?

Comecei com o Kakazu Motorsport, que é mais pessoal, a ideia surgiu quando comprei o meu Kart e relatar coisas sobre os dias no Kartodromo e tambem fui postando junto os desenhos que faço. Depois resolvi fazer o World Motor Sports Cars para não misturar os conteúdos que já tem noutra.


2 – O nome que eles têem, foi planejado ou saíram, pura e simplesmente, da tua cabeça?

O primeiro Blog foi que viajei na maionese mesmo, pois queria personalizar o meu Kart na época, digamos que criei um nome de equipe, mas é tudo ficticio e aproveitei como nome do meu blog. O World Motor Sports Cars pra falar do mundo dos carros de corrida.


3 – Qual é o objetivo dos teus blogues? Irás divulgar aos falantes em português o que se passa no automobilismo nessa parte do mundo?

O World Motor Sports Cars tem objetivo de falar sobre categorias do mundo inteiro, como surgiu as corridas, times, carros e pilotos e coisas do passado e fazer esse elo com o presente com o automobilismo mundial. Seguindo estilo desses documentários da Discovery e History Channel: incluir algumas coisas técnicas mas de forma que todos entendam.

Mesmo estando no Japão é meio difícil acompanhar o Automobilismo Japonês ate mesmo pela dificuldade do idioma. Mas na medida do possível terá um espaço no blog.



4 – Antes de começares estes blogs, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?

Há uns 6 ou 7 anos atras tinha criado um site sobre o game Gran Turismo, na epoca do HPG, o site chamava GT Fanzine.


5 – Em que dias é que começaram, e quantas visitas é que já tiveram até agora?

O Kakazu Motorsports começou em Fevereiro de 2008, na mesma epoca que compei o meu Kart. O World Motor Sports Cars tem pouquíssimo tempo. Para ser sincero não tenho idéia do numero de visitas.


6 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

Um post em particular não, porque a cada post que escrevo procuro se superar, mas mantendo um certo padrão. Com certeza me orgulho pelo retorno das pessoas que o acompanha e interagem.


7 – Em que é que tu consegues ser diferente dos outros blogs?

Como gosto de corridas de Turismo tambem, procuro não falar apenas de Formula 1, mesmo que alguem ja tenha postado sobre o mesmo assunto sempre adiciono mais informações como as influencias do passado como foi no post do Nissan GT-R da FIA GT1. Procuro informar sem expor minhas opiniões pessoais.


8 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?

Acompanho o seu, do meu amigo Renato Farol (http://prodrivemotorsport.blogspot.com/), do Joel Cesseti, o Sport Prototipos, a F1 Nostalgia, Blog do Capelli e do Arare Novaes.


9 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

Era criança na epoca, tenho somente algumas lembranças quando a F1 voltou a Interlagos em 90.


10 – E qual foi aquela que mais te marcou?

Na minha opinião, o GP do Brasil de 2008, por ser uma decisão de campeonato.


11 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?

Cada um tem o seu valor e todos me agradam, o Emerson pelo pioneirismo, Piquet pelo carater dele mesmo e o Senna pela dedicação e a vontade de ser um vencedor.


12 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?

Acredito que sim, o Massa amadureceu muito como piloto, foi um dos pilotos que mais evoluiram nesses ultimos anos. E nesse ano com certeza aprendeu muito com os erros e tem de tudo pra se consagrar campeão.


13 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Acho que não da pra comparar com nenhum dos três, são de epocas diferentes.


14 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?

Sim, o título favorece quem teve mais regular no ano todo, a McLaren fez um otimo trabalho com o Hamilton e não cometeu erros como a Ferrari.

15 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?

O Schumacher, pela maneira que ele conseguia ser unido com a equipe mesmo nos momentos difíceis.

16 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?

Pela net consegui assistir as 24 Horas de Le Mans de 2008, de vez enquado compro dvd do D1 Grand Prix [campeonato de drifting, muito popular no Japão], a IRL tambem e gosto de ver o WRC.

17 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?

Sim, porque tem bons historicos, muitas curiosidades para ser falado nessas categorias.

18 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?

Sim coleciono, tenho bastantes miniaturas. De F1 tenho uma McLaren M23 do Gilles Villeneuve, 2 Williams FW 29 do Wurz e Rosberg. Todos são da escala 1:18 e não tiro da caixa. (risos). Tenho um RC movido a nitrometanol, Tamiya Nitrage, é um RC Off-Road de corrida.

19 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Tu, que estás no “centro”, como é que isso foi sentido por aí?

A coisa está feia realmente no setor da Industria de Auto peças aqui no Japão, principalmente Toyota e Honda. Para cortar custos estão demitindo em massa principalmente estrangeiros, tem muito Brasileiros e Peruanos sem serviço ja um bom tempo. Eu mesmo estou sem serviço desde Dezembro.


20 – Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?

O Barrichello, já o considero fora da F1, o Button tem mais alguns anos. Mas já tá na hora de dar espaço para a molecada nova.

20 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?

Não acho que esse acordo irá reduzir custos. Um dos problemas nesse caso se chama Max Mosley e Bernie Ecclestone, que usam a FIA e a FOM pra ganhar dinheiro e criar um monopolio. A Formula 1 gera lucros, o que falta é o retorno as equipes que se investe, não ha distribuição de lucros. Já conseguiram acabar com muitos times na Formula 1. A Formula 1 tem que se adaptar aos novos tempos.


21 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?

Concordo, porque as corridas não são apenas carros dando voltas em circulos em uma pista, corridas é um espetaculo, um show a parte. É historia sendo feita.


22 – Tu, que tens alguma experiência automobilística, como karting, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?

Quando esta na pista a gente sempre quer melhorar cada vez mais, tirar mesmo que seja um décimo de segundo em uma volta, aprender e consertar os erros principalmente no estilo de pilotagem, sempre há coisas que possam melhorar.


23 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Gostaria de acompanhar os anos 70, é uma epoca que me fascina muito.


24 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

Sim, ja vi muitas vezes esse video, é a garra pela disputa de posição, estão fazendo o que gosta de fazer, esta no sangue deles. Não fazem isso comercialmente.


25 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?

Gosto do Gilles Villeneve pela agressividade, mas que infelizmente foi a causa de acidentes. Pessoalmente acho que foi o Ronnie Peterson um dos melhores pilotos.


26 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?

Actualmente gosto de jogar Gran Turismo, jogo desde a epoca do PS1.


27 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?

Nunca recebi, faz pouco tempo que comecei a escrever sobre automobilismo no meu blog, mas estarei trabalhando pra conquistar primeiro o respeito de todos que o acompanham e quem sabe um dia conquiste algum prémio.


28 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?

Garagistas, com certeza. São equipes que estão na F1 porque que amam o esporte, vivem só disso. As montadoras, muitas só pensam no marketing, de correr no domingo e vender na segunda-feira, mas é lógico que tem montadoras serias que são bem tradicionais e contribuem para o automobilismo.


29 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Eles fizeram boas campanhas na GP2, mas como a Formula 1 é outra categoria, eles têm que mostrar muito serviço ainda. São promessas.


30 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?



Já pensei em fazer algo no formato Podcast, mas reunindo algum pessoal pra fazer uma especie de mesa redonda, mas isso para um futuro mesmo, mas como tenho pouco tempo de blog com certeza coisas novas virão tambem.


Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:


19 de Novembro 2008 - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
6 de Dezembro 2008 - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro 2008 - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro 2008 - João Carlos Viana (jcspeedway)
20 de Dezembro 2008 - Felipão (Blogspot Brasil)
3 de Janeiro de 2009 - José António (4 Rodinhas)
7 de Janeiro de 2009 - Germano Caldeira (Blog 4x4)
10 de Janeiro de 2009 - Felipe Maciel (Blog F-1)
17 de Janeiro de 2009 - Thiago Raposo (Café com Formula 1)
21 de Janeiro de 2009 - Orroe (N U R B U R G R I N G)
24 de Janeiro de 2009 - Sávio Machado (SAVIOMACHADO)
28 de Janeiro de 2009 - Javi G. (Zone F1)
31 de Janeiro de 2009 - Gabriel Lima (Speed N'Thrash)
4 de Fevereiro de 2009 - Bruno Mantovani (Mantovani.zip.net)
14 de Fevereiro de 2009 - Luiz Alberto Pandini (Pandini GP)
18 de Fevereiro de 2009 - Gonçalo Sousa Cabral (16 Valvulas)

1 comentário:

De Gennaro Motors disse...

bela materia ! parabéns seu blog ficou muito bonito !

veja o meu www.degennaromotors.blogspot.com

abraços, Gennaro