segunda-feira, 16 de março de 2009

Historieta da Formula 1 - O "bluff" genial de Fangio

Hoje recuo muito no tempo, quase 58 anos, para falar nas circunstâncias que levaram ao primeiro dos cinco títulos mundiais de Juan Manuel Fângio, conquistado em 1951 nas ruas de Barcelona, no primeiro GP de Espanha do mundial de Formula 1, e que encerraria essa época, dominada pela luta entre a Alfa Romeo e a Ferrari.

A marca de Varese, que andava com um carro desenhado em... 1938 (portanto, antes da II Guerra Mundial), tinha dominado as pistas desde o regresso das competições á Europa, em 1946. Quando o mundial começou, em 1950, ela venceu naturalmente o seu campeonato, com Giussepe "Nino" Farina ao volante. Mas em 1951, enfrentavam a competição da Scuderia Ferrari, fundada alguns anos antes por Enzo Ferrari, antigo director desportivo da Alfa Romeo, com o declarado objectivo de batê-los. Conseguiu alcançar esse objectivo em Silverstone, através do argentino Froilan Gonzalez.


Com isso, a Alfa Romeo decidiu no final da temporada de 1951 retirar-se da competição, mas queria fazê-lo com a vitória no campeonato de Pilotos. Juan Manuel Fangio era o lider, mas tinha a oposisão de Alberto Ascari. Quando a Formula 1 chegou à sua ultima prova do ano, no circuito urbano de Pedralbes, em Barcelona, Ascari foi o melhor nos treinos, e as coisas pareciam perdidas para a Alfa Romeo. Então, Fangio decidiu fazer "bluff", ao colocar dois depósitos extra na carenagem do seu carro, obrigando a Ferrari a reagir, colocando pneus de aro 16, mais leves, mais rápidos, mas também mais frágeis do que as rodas de aro 18 usadas pela Alfa.



Na partida, Ascari lidera, seguido por Fangio. Mas na volta seis, os problemas começam na Ferrari: Piero Taruffi encosta à berma com um pneu furado, e uma volta depois, é Luigi Villoresi a vítima. E na oitava volta, Ascari vai ás boxes e perde muito tempo para trocar de pneus, caindo para o meio do pelotão. Fangio lidera tranquilo até ao meio da corrida, quando é a vez dele de parar. Aí, a Ferrari percebe o engano: Fangio tinha largado com os depósitos extra... vazios! Conseguira enganar Enzo Ferrari, e o argentino arrancou para aquela que viria a ser o seu primeiro título mundial e a última vitória da Alfa Romeo na categoria máxima.



Podem ler esta historieta no site brasileiro Pitstop, que tem uma secção "Você Sabia?", dedicado às curiosidades e ás facetas pouco conhecidas da história da Formula 1.

2 comentários:

Bruno disse...

táticas de corridas existiram desde sempre. Nem só de competência se fazem grandes campeões, é necessário um pouco de malandragem.

Abraço, Speeder.

Daniel Médici disse...

Foi uma tática impressionante e inovadora. Fangio fez três pitstops na corrida. Para se ter uma ideia de quanto isso foi inovador, basta dizer que o próximo piloto a vencer com três paradas seria Keke Rosberg, no GP da Austrália de 85...