quarta-feira, 11 de março de 2009

Speeder Questiona... Wellington Lucas (Formula One Addict)

Julgava que depois do Kimi_Cris não poderia aparecer ninguém tão ou mais novo do que ele. Enganei-me, quando vi o Wellington e o seu blog F1 Addict. Wellington Lucas, de 14 anos, de Campo Limpo, arredores de São Paulo, afirma que acompanha a Formula 1 desde os três anos de idade, e no inicio do ano, como muitos outros, decidiu construir o seu blog. Portanto, aqui é tudo quase novo: quer ele, quer o blog.


Outra coisa interessante neste campo: quem é que teve a ideia da entrevista foi ele e não eu, ou seja, autopropôs-se. Certo dia, recebo na minha caixa de correio as respostas às minhas perguntas, copiadas obviamente das entrevistas já publicadas. Gostei da ousadia dele, e achei por bem publicá-lo e dar a conhecer o seu blog. Afirnal, foi um dos seus sonhos alcançados! Seja bem vindo a este mundo, mano!


1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?

Eu participava de um fórum na Fórmula 1 Brasil, lá é legal mas não era notado e por isso quis abrir o meu próprio blog, onde eu podia falar do que eu achasse interessante.


2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?

Eu queria um nome em Inglês, eu tinha colocado Formula One Fan e não gostei. Aí queria colocar um nome diferenciado que é Formula One Addict (Viciado por Fórmula 1).


3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?

Só na Fórmula 1 Brasil.


4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?

Comecei no dia 2 de Janeiro de 2009, e já tive mais ou menos umas 500 ou 600 visitas.


5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

Orgulho-me de um post que eu fiz do Wolfgang Von Trips, é pequeno, mas infelizmente não tinha achado muita informação.


6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?

No modo de escrever, eu nunca tinha pensado assim, mas me toquei que em certo modo não sou diferente e sou diferente no modo de escrever.


7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual (is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?


Todos os mais interessantes da blogosfera.


8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

Jerez 1997, com Villeneuve ganhado o título, mas não tinha noção como estava a categoria.


9 – E qual foi aquela que mais te marcou?

As mais emocionantes como Alemanha 2000, Brasil 2007 (nesse dia, eu fiquei sem comer por cinco horas) e Brasil 2008.


10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?

Não vi nenhum, mas que me agrada mais é Senna pela vontade de vencer a qualquer custo (ex: Interlagos 1991).


11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?

Massa [em 2008] calou a boca dos críticos e mostrou que pode fazer parte desse trio.


12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Cada um tem seu estilo diferente, mas parece o Piquet pelo modo de administrar uma corrida.


13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?

Foi sim, Hamilton foi mais regular durante todo o campeonato, mas Massa foi regular também e só não ganhou pela escuderia com suas trapalhadas.


14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?

Michael Schumacher, o homem mostrou do que ele é capaz, não é a toa que ganhou sete títulos mundiais e mostrou quem era na chuva (ex: Barcelona 1996), gostava do [Juan Pablo] Montoya pela agressividade e ele dava a graça na época dele.


15 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?

Indy Car Series, NASCAR, GP2, Moto GP e Stock Car. Sendo que a NASCAR não posso acompanhar por que não tenho o canal Speed.


16 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?

Pelo o nome do meu blog, não vale a pena falar delas.


17 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?

De Fórmula 1 não, mas de Hot Wheels eu tenho em geral, de normais aos estranhos.


18 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?

Eles não tinham resultados, era mais fácil abandonar do que chupar o dedo na categoria com mau resultado.


19 - Ficaste satisfeito com a solução arranjada pela Honda, de uma Brawn Grand Prix, comandada por Ross Brawn, e pela escolha de Rubens Barrichello em deterimento de Bruno Senna?


Barrichello tem mais conhecimento tecnico de um F1 e o Bruno Senna podia se queimar na F1, mas num futuro proximo ele vai correr na F1 e vai ser campeão mundial.


20 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?

Mas é claro, se não controlarem os custos, a categoria vai para o espaço.

21 – E o sistema de medalhas, proposto pelo Bernie Ecclestone? Achas uma boa ideia ou apenas uma má ideia de um homem já senil?


Isso foi a ideia mais idiota do mundo, prefiro que o vencedor tenha 12 pontos e assim as vitórias são valorizadas.


22 - O que achaste dos novos carros de 2009?

Bonito de pintura e feio de visual.

23 - Que ideia é que ficaste dos testes da pré-época? Esperas uma temporada de 2009 equilibrada ou imprevisível?


Uma coisa muito imprevisivel, mas vai continuar com Ferrari e McLaren andando na frente.

24 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?

Sempre gostei dessa frase por um motivo, isso mostra que o piloto vai para ganhar e isso é inaceitável que eles desistam de uma vitória ou um sonho.


25 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?

Nenhuma, nunca andei de karting.


26 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Anos 70, 80 e 1990 até 1996.


27 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

Defino apenas três palavras, Genial, Esplêndido e Magnífico.


28 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?

Pela vontade de vencer e se divertir, sim. Mas outros pilotos são melhores, como Prost, Senna, Fangio, Clark e Michael Schumacher.


29 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?

Jogo no Playstation 2 o Gran Turismo 4, Fórmula 1 2006 e o TOCA Racing Car 3.


30 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?

Nenhum por enquanto.


31 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?

Se for tudo misturado, até que vai uma competição de montadoras e garagistas, mas os garagistas estão lá pelo amor do esporte (ex:Frank Williams) e não por marketing.

32 - Que impressão é que ficaste do novo Autódromo de Portimão?

Um autódromo óptimo e que futuramente será um palco da F1.

33 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Por enquanto não, mas os três vão brilhar na Fórmula 1 futuramente.

34 - Que impressão é que ficas do novo projecto de Ken Anderson e Peter Windsor, a USF1? Achas que deve ser levado a sério?

Eles estão levando a sério a USF1 e eu acho que essa história de Danica Patrick na USF1 não vai dar certo.

35 - Com isto tudo, quem é o teu favorito ao título mundial?

Felipe Massa, não por ser Brasileiro, mas pelo amadurecimento dele nas pistas.


36 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?

Por enquanto não, mas estou bolando ideias, mas vou usar elas durante a temporada.

1 comentário:

Wellins disse...

Valeu por colocar minha entrevista


P.S: Meu nome é Wellington Lucas, por favor arrume o meu sobrenome.