sexta-feira, 13 de março de 2009

Os 40 anos de um carro histórico

Para muitos, é o melhor carro de Sport-Protótipos de sempre. Para outros, simplesmente um dos melhores da história do automobilismo. Mas todos os amantes dos bons carros sabem que este carro marcou uma geração. O Porsche 917 faz hoje 40 anos, data da sua apresentação pública no Salão de Genebra, perante Ferdinand Piech, um dos administradores da Porsche, e Gerhard Mitter, um dos pilotos da marca.


O projecto foi lançado em Junho de 1968, depois da aprovação pela FIA da Classe 5, um regulamento que permitia carros de Sport-Protótipos com motores até 5 litros de cilindrada, e peso de 800 quilos. Apresentado em Genebra, começou a competir no mês seguinte, depois da conclusão dos 25 exemplares, requisito minimo exisgido pela entidade desportiva internacional. E apesar de um mau começo, começaram a ganhar ainda em 1969, partindo para uma carreira de sucesso que se iria prolongar até 1973, vencendo campeonatos e corridas míticas como as 24 Horas de Le Mans, as 12 Horas de Sebring, as 24 Horas de Daytona, ou competições como o Mundial de Endurance e o Can-Am.


O de 1973 foi dominado pela versão 917/30, pilotado pelo americano Mark Donohue (1937-75), e era o mais potente carro feito até á altura, pois tinha uma potência de 1200 cavalos. Ficou com a alcunha de "Can Am Killer", pois depois dela, essa competição americana praticamente acabou no ano seguinte, combinado com o primeiro choque petrolífero.




E também foi o carro de um filme: "Le Mans", um docu-drama de 1971, com Steve McQueen como actor principal. Apesar de não ter sido um sucesso comercial, tornou-se num filme de culto. E segundo o Pandini, tentou conduzir este carro na edição de 1970 com Jackie Stewart! Mas a Warner vetou essa participação...


Se quiserem conhecer melhor a história, podem ver o artigo que o Luiz Alberto Pandini fez no seu blog. É simplesmente uma prosa genial sobre a história de um carro simplesmente incontornável para qualquer adepto do automobilismo.

4 comentários:

Luís disse...

Turbo Panzer!

L-A. Pandini disse...

Speeder, respondendo à dúvida que você levantou no meu blog: a dupla McQueen/Revson (ou Revson/McQueen...) correu em Sebring com um 908.

McQueen pretendia correr em Le Mans com um 917, em dupla com ninguém menos que Jackie Stewart. Mas a Warner e sua seguradora vetaram. Consideraram que McQueen era valioso demais para correr riscos "desnecessários" e impediram sua participação na prova. Abraços. (LAP)

Germano disse...

foi o 917 que a Porsche tentou homologação para andar na rua e foi considerado perigoso?

Ovi disse...

Bonito coche.Como siempre gracias por ponernos estos articulos tan interesantes.
Un saludo.