sexta-feira, 13 de março de 2009

WRC - Rali do Chipre (Dia 1)

Começou esta manhã o Rali do Chipre, uma etapa do Mundial que está de regresso ao calendário, como acontecerá daqui a quinze dias em Portugal, mas parece que os protagonistas são os mesmos: Sebastien Löeb e o seu Citroen C4 WRC.
Num rali perfeitamente anormal (primeiro dia de asfalto, restantes dias de terra), o piloto francês dominou como quis, pois a primeira superficie é a sua de eleição. No final das classificativas de hoje, a diferença para o segundo classificado, o seu compamheiro de equipa Daniel Sordo, é de 41.8 segundos. Ambos os carros levam uma vantagem consideravel para o terceiro, o Ford Focus de Mikko Hirvonen, pois esta já se encontra a um minuto de Löeb.

Apesar de amanhã o rali passar para troços de terra, e o piloto francês ser o primeiro a arrancar, o que normalmente dá desvantagem sobre a concorrência, a Ford já dá este rali como "perdido": Hirvonen já disse que perder um minuto para o francês é uma proeza "aceitável".

O segundo piloto da Ford, Jari-Mari Latvala, é quarto, a apenas 8,4 segundos de Hirvonnen. O quinto é o noarueguês Petter Solberg, no Citroen Xsara privado, mostrando que mesmo com um carro datado, continua a ser rápido, estando à frente do Citroen C4 do francês Sebastien Oiger, que corre na "equipa B" da Citroen...

Entretanto, na categoria de Produção, o lider é... Armindo Araujo. Depois de ter ganho o "shakedown" de ontem á tarde na sua categoria, o piloto português domina a prova a seu bel-prazer, vencendo... todos os troços do dia! o piloto da Mitsubishi lidera com uma vantagem de 33,2s sobre o sueco Patrik Sandell, que está num Skoda Fabia S2000, superior ao Mitsubishi, mas que simplesmente não conseguiu acompanhar o ritmo do piloto português. O italiano Simone Campedelli, actual terceiro classificado, já está a... 1 minuto, 34.9 segundos!


O rali prossegue amanhã.

2 comentários:

Ovi disse...

No es que siga yo mucho esto de los Rallys, pero la verdad es una categoria muy interesante, pero me quedo con la f1.
Gracias por la información.
Un saludo.

kimi_cris disse...

Armindo esteve em grande, tal como Loeb.
Paulo já coloquei a entrevista com o Filipe Campos vá dar uma olhadela.

Grande Abraço!

Kimi_Cris