quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O aniversário de uma refrência na Blogosfera

Hoje, uma das minhas referências bloguisticas comemora o seu segundo aniversário. Trata-se do Cadernos do Automobilismo, o blog do Daniel Medici. Apesar de ter publicado cerca de um décimo dos posts que eu já publiquei, o impacto que estas tiveram em mim foi tão grande que posso dizer que os "Cadernos" são um dos indispensáveis sempre que ligo o computador e vou à procura de actualizações na blogosfera automobilistica.

Sei que o Daniel se inspirou o seu nome nos "Cadernos de Lanzarote" do José Saramago. Pessoalmente, tenho muitos livros dele, alguns deles autografados pelo próprio, porque o meu avô era fã. Confesso que para mim, ler Saramago é dificil. Não só pelo seu estilo dificil de compreender, dado que fomos formatados desde novos para ler e escrever de determinada forma, como também pelo seu pessimismo subjacente que nos mostra, especialmente nos seus últimos livros. Mas o facto de ele nos colocar sob determinados dilemas, em situações limite, faz-nos, no minimo pensar. E quando lemos os posts do Daniel, é esse o objectivo: fazer pensar sobre o automobilismo, este deporto que todos amamos.


E agora decidiu fazer uma segunda coisa: o blog dele vai ter Twitter. Francamente, no meu caso não sei se isso seria útil, porque o meu Twitter serve fundamentalmente para falar dos últimos posts do blog, para além de fazer alguns RT's de coisas que leio por lá. Elogio a ideia, mas francamente no meu caso, sou como os ingleses: perfiro esperar para ver.


Mas para além de tudo, ergo agora o meu copo de champanhe (ou de cerveja) para brindar pelo blog. E que continue por muitos e bons anos, pois é algo que merece ser lido todos os dias, de perferência mais do que uma vez.

1 comentário:

Daniel Médici disse...

Não sei se me resta muito mais do que agradecer imensamente pelos elogios e, claro, se é que não sabes, ressaltar que a consideração que sinto é recíproca.

Quanto ao twitter, é uma decisão muito particular, e também ainda não creio ter pensado numa forma exata de utilizá-lo. Pretendo que ele alivie um pouco do hermetismo do Cadernos. Como deixo muito "espaço" entre um post e outro, como nem sempre as pessoas gostam de dar de cara com enfoques improváveis ou ousados (muito menos títulos em latim...), acho que o twitter me servirá bem.

Nele posso colocar sem muitas explicações links interessantes que encontro, comentar as transmissões da F1, estar mais aberto ao que o leitor talvez sinta vontade de dizer. O Continental Circus, por outro lado, já parece ser mais resolvido nesse aspecto.

Com a postagem vigorosa, a forma com que agrega conteúdo e parceiros, posso dizer sem medo que o Continental Circus é uma referência para mim também!

(E, algum dia, falamos melhor sobre estes autógrafos do Saramago!)