sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Formula 1 - Ronda 13, Monza (Treinos)

Os dois treinos livres de sexta-feira pouco mais são do que adaptações dos pilotos à pista que correm, em busca de uma boa afinação que lhes permita fazer a melhor qualificação possivel no dia seguinte. Pelo menos, é assim que eu os vejo. Feita a devida ressalva, vamos aos factos de hoje.

Os treinos livres da manhã começaram com os McLaren a conseguirem os dois melhores tempos, com Lewis Hamilton e ser melhor do que o seu companheiro Heikki Kovalainen. Ambos estiveram seaparados por 0.396 centésimos de segundo. O terceiro classificado nesta sessão de treinos livres foi o Force India de Adrian Sutil, que ficou a 0.395 segundos de Hamilton, demonstrando que os carros continuam em boa forma. Logo a seguir veio Fernando Alonso, no seu Renault, que vieram para Monza equipados com o sistema KERS, enquanto que Giancarlo Fisichella foi o melhor dos Ferrari, ficando com o oitavo tempo, melhor que Kimi Raikonnen, que acabou com o décimo melhor tempo.
Jenson Button e Bubens Barrichello, os recrutas da Brawn-Mercedes, foram sétimo e 12º nesta sessão de treinos, enquanto que Mark Webber foi o melhor dos Red Bull, na nona posição. Quanto a Vitantonio Liuzzi, o novo recruta da Force India, foi 16º nesta sessão, a um segundo e meio de Hamilton.
Na segunda sessão, que ocorreu um pouco mais tarde, Sutil foi desta vez o melhor, demonstrando que a boa forma dos Force India continua a existir, especialmente em circuitos de alta velocidade e baixa carga aerodinâmica. Logo a seguir vieram os Renault de Romain Grosjean e Fernando Alonso, desta vez os seus carros equipados com o sistema KERS, verificando que este sistema é agora mais eficaz do que no inicio da época.


Esta sessão, que teve uma constante troca de pilotos pelo melhor lugar da tabela, relembrando os bons velhos tempos em que as qualificações eram à Sexta e ao Sábado, mostrou que a BMW continua competitiva, com Robert Kubica e Nick Heidfeld a serem quinto e sétimo, respectivamente, separados por Timo Glock, da Toyota. Kimi Raikkonen foi oitavo, numa sessão em que o seu novo companheiro de equipa, Giancarlo Fisichella, teve problemas com o acerto do seu F60, não passando por isso da última posição. Espero que seja só isso...

Quanto a Lewis Hamilton, que fez o melhor tempo na sessão de manhã, não foi além do 11º tempo, mas apenas a 0.978 segundos de Sutil. Rubens Barrichello esteve pior, fazendo o 16º melhor registo, melhor do que o actual lider do campeonato, Jenson Button, que conseguiu o 19º e penultimo tempo, a 1.500 segundos do alemão da Force India. Já o novo recruta da Force India, Vitantonio Liuzzi, conseguiu a 12ª posição, logo atrás de Hamilton, a 0.997 segundos do seu companheiro de equipa.

Isto tudo, quer dizer alguma coisa? Alguma, mas o que conta amanhã é a qualificação...

Sem comentários: