sábado, 12 de setembro de 2009

GP2 - Ronda 10, Itália (Corrida 1)

O ano passado tivemos algo inusitado, que foi ver chuva no Autódromo de Monza, no fim de semana do GP de Itália. Em 58 edições desde o inicio do Mundial de Formula 1, em 1950, tirando algumas sessões de treinos, e uma ocasião, em 1981, em que caia chuva fina no inicio da corrida, nunca choveu constantemente ao longo de um fim de semana. Desconheço se tal acontecerá amanhã, mas esta tarde posso dizer que pela segunda vez consecutiva, a GP2 em Monza foi disputada à chuva.

Alvaro Parente e Lucas di Grassi foram dois pilotos prejudicados na qualificação de ontem á tarde, partindo respectivamente de 15º e 17º lugar, apesar de inicialmente, o piloto português da Ocean ter subido um lugar devido a uma penalização. A chuva foi benéfica para ambos, pois não só fez com que esta começasse com os carros todos atrás do Safety Car, como aproveitaram bem para escapar das armadilhas na pista e galgar posições, uma após a outra. Nenhum dos dois andou longe um do outro, e chegaram a brigar pela terceira posição a determinado ponto da corrida.


Contudo, como sabem, a chuva dificultou as coisas, com pilotos a cortarem chicanes e alguns acidentes bem feios. Aliás, tal como começou, foi assim que a corrida terminou: com o Safety Car em pista, devido a um acidente envolvendo o estreante Johnny Ceccoto Jr., o vencedor foi pela terceira vez este ano o holandês Gierdo van der Garde, com o russo Vitaly Petrov na segunda posição e o brasileiro Lucas di Grassi no terceiro posto. O alemão Nico Hulkenberg foi sexto classificado, e a decisão do título na GP2, que poderia acontecer hoje, foi adiado para, em principio, amanhã de manhã.


Quanto a Alvaro Parente e a sua Ocean Racing Tech... acabaram no final na sétima posição, e conseguiram dois pontos, mas se o piloto português não tivesse de cumprir um "drive through" a meio da corrida por ter cortado uma chicane, certamente teria lutado por um pódio. Contudo, o sétimo posto (que também lhe valeu um ponto extra por ter feito a volta mais rápida) vale-lhe que amanhã partirá na primeira fila da grelha de partida, ao lado do Super Nova do espanhol Javier Villa. O outro piloto da ORT, o indiano Karun Chandhok, que esta semana esteve nas bocas do mundo quando Bernie Ecclestone pediu a Vijay Mallya, dono da Force India, para que o colocasse no seu carro (o que mostra o seu total deslocamento da realidade, já que ambos não se dão bem), teve problemas desde o inicio. Parou na terceira volta devido a problemas de aquecimento, e foi mais tarde penalizado devido a ter cortado uma chicane, fez um pião e terminou a corrida na 19ª posição.


No campeonato, Nico Hulkenberg agora tem 86 pontos, Vitaly Petrov é o segundo com 66 e Lucas di Grassi está na terceira posição com 52 pontos. Amanhã temos a Sprint Race, pelas 9:30 da manhã.

1 comentário:

Felipe Maciel disse...

Corrida boa essa da GP2. Corridaça do di Grassi, que fez várias ultrapassagens e sustentou a posição quando foi pressionado.
Só não gostei daquela cortada descarada de chicane do Petrov. Cortou a primeira e a segunda perna, parecia que estava na reta. Acho que só não puniram porque valia uma briga boa pela vitória. Mas a trajetória era mais comprometedora do que se tivesse cortando 3 vezes em situações diferentes. Ao menos o van der Garde ficou com a vitória.