sábado, 18 de fevereiro de 2017

Formula E: Buemi domina em Buenos Aires

Sebastien Buemi é o grande dominador desta temporada da Formula E, ao vencer pela terceira vez consecutiva, esta tarde, no circuito urbano de Puerto Madero. O suíço da e.dams conseguiu bater o carro de Jean-Eric Vergne e o Abt de Lucas do Grassi, numa corrida onde António Félix da Costa não conseguiu mais do que o 11º posto, ficando à porta dos pontos, num péssimo fim de semana para ele e para a sua equipa, a Andretti.   

A corrida começou com Di Grassi e Buemi a manterem as suas posições, seguido por Vergne, mas pouco depois são mostradas as bandeiras amarelas, pois Adam Carrol fica parado na grelha. Pouco depois, o francês da Techeetah passa o suíço da e-Dams e fica na segunda posição. A bandeira verde é mostrada pouco depois, com Vergne ao ataque para passar Di Grassi, que consegue a liderança na volta três. O brasileiro, acossado, começa a perder posições, caindo para o quarto posto, depois de ser passado por Oliver Turvey.

Com o passar das voltas, Buemi e Vergne começam a afastar-se do resto do pelotão, conseguindo uma diferença de seis segundos à passagem da décima volta, altura em que Sam Bird teve problemas com o seu carro, indo às boxes. Pouco depois, Adam Carrol era penalizado porque andou em excesso de velocidade com o seu Jaguar durante a siutação de bandeiras amarelas. Na volta 10, a organização avisou que o Fanboost foi para Buemi, Di Grassi e Daniel Abt, e foi nessa altura que o suíço faz a volta mais rápida da prova.

Na volta 12, Di Grassi é passado por Prost e perde o quarto posto, ficando cada vez mais distante da liderança, numa altura em que as banderias amarelas eram de novo mostradas por causa do carro de Maro Engel, que ficou parado no meio da pista devido a problemas técnicos.

Os carros começaram a parar na volta 18, altura em que fizeram as suas trocas de monocoque, numa altura em que Mitch Evans levava uma penalização de cinco segundos por excesso de velocidade no pitlane. Os carros da Mahindra ficaram mais uma volta, para ver se aproveitavam algo, mas nenhum dos dois conseguiu algo. Pior: o sueco teve problemas com o seu carro e atrasou-se irremediavelmente.

Buemi voltou para a pista na frente, com 5,4 segundos de vantagem sobre Vergne, e com Prost no terceiro posto. Contudo, Di Grassi partiu para o ataque e conseguiu passar Prost na volta 24, no final da reta da meta. A partir dali, afastou-se do filho de Alain Prost e partiu à busca de Vergne, para tentar ficar com o segundo posto. E por esta altura, os cinco primeiros já tinham uma enorme diferença para o sexto classificado: 26,8 segundos para o belga Jerome D'Ambrosio. 

A parte final foi Di Grassi e Vergne a tentar aproximar-se de Buemi para ver se conseguiam desafiar a liderança. O francês chegava-se a cada volta que passava, e a três voltas do fim, o suíço cometeu um pequeno erro que fez com que Vergne ficasse em cima dele, mas no final, o suíço resistiu e conseguiu a sua terceira vitória consecutiva, na frente de Vergne e Di Grassi. Prost foi o quarto, Piquet o quinto, Duval o sexto e a fechar o "top ten" ficaram Daniel Abt, Jerome D'Ambrosio, Oliver Turvey e o local José Maria Lopez, que conseguiu aqui o seu primeiro ponto na competição.

Felix Rosenqvist acabou por fazer a melhor volta.

No campeonato, Buemi lidera com 75 pontos, seguido por Di Grassi, com 46, e Prost, com 36. A próxima corrida do campeonato será a 1 de abril, no Autódromo Hermanos Rodriguez.

Sem comentários: