segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Rumor do Dia: A Formula 1 estará à venda?

A Formula 1 poderá estar à venda. O rumor surgiu este final de semana, num blog na área financeira, onde se fala que a Liberty Meida poderá estar a analisar diversos cenários que vão desde uma saída pura e simples - ou seja, a venda por uma fração dos oito mil milhões de dólares que pagou à CVC Capital Partners e a Bernie Ecclestone - até à entrada de novos parceiros na tabela.

Segundo conta o sitio, as razões têm a ver com a perda de valor das ações na Bolsa de Nova Iorque - FWONK - o fracasso na aposta nas receitas no online e o decréscimo da audiência jovem, provavelmente a caminho da Formula E, estão a fazer repensar toda a estratégia. E com todos os cenários em cima da mesa, uma delas poderá ser a do regresso de Bernie Ecclestone, que poderá ter a chance de recuperar o controlo por uma fração do valor.

É uma chance plausível, apesar do britânico já ter 88 anos de idade. Não se ficaria admirado se virmos ele nos bastidores, torcendo pelo fracasso da competição nas mãos de Chase Carey e Sean Bratches. É que em temos de estratégia, parece que a aposta numa segunda prova em solo americano não tem tido sucesso, e as apostas na Ásia - Vietname e provavelmente Filipinas - só acontecerão a partir de 2020. Para além disso, as discussões sobre o regulamento da Formula 1 a partir de 2021, com a chance de um teto orçamental, estão a avançar entre soluços e dificilmente, os construtores desejam isso. E para além disso, também outras competições avançam rapidamente, como a Formula E, que já tem onze construtores, muito mais que a Formula 1 alguma vez teve.

Apesar disto tudo ser um rumor, considerem isto como as vozes ouvidas por um "insider" da área financeira - é o que isto é, basicamente - e como normalmente aquilo que se fala por ali muitas das vezes acaba por acontecer, poderá ser que durante este ano, poderá haver muitas movimentações na Formula 1. Começa a ser uma altura decisiva nos regulamentos e não só. E se Bernie voltar, poderá ser mais uma vitória do velho anão, e a ideia de que a Formula 1 é irreformável.

1 comentário:

Almeida Joao. disse...

Não se deve comparar formula 1, com outras categorias, principalmente com a fórmula E, que é a formula nutella, naturalmete que a formula 1 deixara de ter interesse para os jovens da geração do smartphone que enxergam carros como se fossem velulares que precisam de recargas constantes nas baterias, por isso o interese pela formula E, que aos leigos e desinformados se parece com futuro do automobilismo, mas na real o automobilismo de verdade, precisa ter pelo menos um motor a Combustão de 8 cilindros, coisa que os pilotos de smartphone nem imaginnam o que é.