sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Formula 1: Hartley afirmou que o seu lugar estava em perigo desde Mónaco

Brendon Hartley revela que não foi desejado durante metade da última temporada. Num artigo que escreveu para o Players Tribune, e revelado esta semana, o piloto neozelandês fala sobe a temporada difícil que teve com a Toro Rosso, e afirmou que no fim de semana do GP do Mónaco, em vez de gozar o momento, passou mais tempo a lidar com uma imprensa que lhe fazia perguntas sobre a sua continuidade na equipa.

"Para mim, foi difícil, porque quando olho para trás agora, o que mais me lembro é ir até o paddock para encontrar a mídia na quarta-feira antes do fim de semana e receber um monte de perguntas sobre meu futuro." começou por escrever no artigo. "Aqui estou eu, um punhado de corridas na minha carreira de Formula 1, e estou sendo questionado sobre o final".

"A pior parte do dia, porém, foi descobrir que havia alguma verdade nos rumores. Depois de algumas corridas, algumas pessoas apareceram que não me queriam lá. Eu vou ser honesto, isso foi um pouco chocante. Depois de entrar na Formula 1 com muita experiência, dois campeonatos de Endurance, uma vitória em Le Mans, e superar o meu companheiro de equipa em duas das três primeiras corridas, foi difícil para mim acreditar que houve uma conversa sobre minha substituição cedo [na temporada]".

"No entanto, é esta a vida na Formula 1. O desporto tem tanto dinheiro e tantas pessoas envolvidas, é natural que haja política. Se você é um fã, você sabe disso, e se você é um piloto, você vive".

"Voltei para o meu apartamento naquela noite olhando para os muros do circuito de Monte Carlo, sabendo que, se eu tocasse, se fizesse contato com aquelas paredes neste fim de semana, minha carreira na Fórmula 1 poderia terminar em poucos dias. Eu sabia que todas as sessões de treinos carregavam mais peso para mim. A cada volta, todos os resultados estariam sob escrutínio e poderiam ser usados contra mim para retirar o meu lugar".

Hartley revelou que sofreu uma temporada dificil, especialmente numa equipa que lutava por lugares no meio do pelotão, que revela como um lugar "onde se luta por empregos e futuros", e afirmou que soube do seu despedimento uma hora depois do GP de Abu Dhabi, a última corrida da temporada. Antes disso, revelou que a corrida de  Abu Dhabi foi "um pouco estranha", porque estava inseguro sobre o seu futuro.

"Uma hora depois da corrida, fui convocado para uma reunião. E alguns minutos depois disso, eu já não era piloto de Fórmula 1. Na reunião não foi dito muito coisa sobre as razões da minha saída. Ficou claro no entanto, que desde o GP do Mónaco que existia um plano em andamento para que eu deixasse a Toro Rosso", sublinhou.

Em jeito de balanço, Hartley afirmou que sentirá falta da Formula 1 e culpa um pouco a falta de sorte, depois de uma temporada onde foi eliminado nas primeiras voltas, para além das penalizações por trocas de motores, falhas de suspensão e outras questões que nem sempre foram mencionadas em público.

Vou sentir falta”, disse Hartley. “Eu estaria mentindo se dissesse o contrário. A porta da Fórmula 1 definitivamente não está fechada, e a experiência adquirida em um ano no topo do automobilismo, significa que chegarei mais preparado e mais forte para as oportunidades que virem a seguir”, concluiu.

Hartley, que esteve da equipa desde o GP dos Estados Unidos de 2017, conseguiu quatro pontos na temporada que passou, como melhor resultado um nono lugar em Austin. No final da temporada, o seu lugar ficou para o tailandês Alexander Albon.

Sem comentários: