sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Formula E: De Vryes dá pole à Mercedes em Ad Diriyah


Nyck De Vries, piloto holandês da Mercedes, conseguiu a primeira pole-position do ano em Ad Diriyah, na prova inaugural da nova temporada da Formula E, batendo o Mahindra de Pascal Wehrlein por sete décimos de segundo, e o Audi de René Rast. António Félix da Costa, que começa a defender o título do ano passado, só arranca de 18º na grelha, prejudicado por andar no Grupo 1 e pela estratégia adotada pela DS Techeetah.

Com os grupos definidos pelas classificação do mundial do ano passado, Félix da Costa e Jean-Eric Vergne sairiam juntos nesse primeiro grupo, mas nao só abrir a pista é dificil por causa da sua escassa aderência, como a estratégia de sair tarde para a pista prejudicou-os. Ficaram com os dois piores tempos, o português na frente do francês. E nesse grupo, o melhor foi Oliver Rowland, no seu Virgin, seguido pelo Mercedes de Stoffel Vandoorne.

No segundo grupo, já havia um piloto que não iria participar, o holandês Robin Frijns, que tinha tido um acidente no segundo treino livre e o seu carro não ficou reparado a tempo. E foi aí que todos tiraram tempos competitivos, com Nyck de Vries a ser o mais veloz, seguido por Max Gunther, André Lotterer, Mitch Evans e Sam Bird

Para o Grupo 3, constituido por Edoardo Mortara, René Rast, Alex Lynn, Pascal Wehrlein, Alex Sims e Oliver Turvey as condições de pista melhoraram o suficiente para que apenas Sims e Turvey não terem conseguido tempo para conquistarem um lugar na decisão final. No último grupo, o despiste do Dragon de Sergio Sette Câmara deu trabalho aos comissários e alguns pilotos marcaram tempo com o carro do brasileiro parado na pista.  Nico Muller, Tom Blomqvist e Nick Cassidy foram penalizados por terem melhorado o seu registo com bandeiras amarelas em pista, ficando de fora da decisão final.

Para a SuperPole entraram de Vries, Mortara, Wehrlein, Rast, Lynn e Mitch Evans, surpreendido por ter conseguido um tempo para a fase final. E deve ter sido por isso que o piloto da Jaguar, o primeiro a sair, se despistou e perdeu a chance de fazer um bom resultado. Quando a pista esteve livre, Lynn saiu para a pista marcando o melhor tempo, mas depois foi superado por Wehrlein, com 1.08,821 mas De Vries, o último a sair para a pista, fez um tempo espectacular de 1.08,157, quase sete décimos melhor que o do piloto alemão.

Definida a grelha, agora é a altura da corrida, a primeira noturna de sempre na competição elétrica, que acontecerá pelas 17 horas, horário de Lisboa.


Sem comentários: