sábado, 27 de fevereiro de 2021

Formula E: Frijns foi o poleman na segunda corrida de Ad Diriyah


Um holandês ontem, outro hoje. Depois de Nyck de Vries, agora foi a vez de Robin Frijns a fazer a pole-position para a segunda corrida de hoje na pista de Ad Diriyah. Aliás, este dia está marcado pelos problemas que afetaram os Mercedes e os Venturi, que tiveram problemas nos travões e que levaram a um acidente forte por parte de Edoardo Mortara num dos treinos livres, fazendo com que o piloto suíço acabasse no hospital. Por causa disso, ambas as equipas não foram autorizadas a participar na qualificação, enquanto não se descobrisse a razão do acidente.

Com menos duas equipas, Frijns conseguiu levar a melhor sobre o Dragon de Sergio Sette Câmara e o Jaguar de Sam Bird, enquanto António Félix da Costa ficou melhor do que ontem, partindo da décima posição, mas atrás de Jean-Eric Vergne, que foi sétimo. 

Essa qualificação começou com todos os grupos a terem apenas quatro pilotos e logo no Grupo 1 - Mitch Evans (Jaguar) e René Rast (Audi), Oliver Rowland (Nissan) e Pascal Wehrlein (Porsche) - houve diversos equívocos porque saíram para a pista muito tarde para marcar uma volta completa. Wehrlein não conseguiu e caiu para o fundo da tabela, enquanto Rast e Evans marcaram, com Rowland também mas "in extremis". 

No Grupo 2, que agora tinha António Félix da Costa, Oliver Turvey, Alex Sims, Jack Dennis e Lucas di Grassi, o piloto do NIO foi o mais veloz, seguido pelo português da DS Techeetah, que perdeu algum tempo na fase final da volta, prejudicando as suas chances de ir para a SuperPole, mas ficou na frente de Sims e do brasileiro da Audi. Dennis era o último e não iria para a fase seguinte.

Com o Grupo 3 sem Andres Lotterer, que tinha o seu Porsche muito danificado devido a um acidente nos treinos livres e não iria participar, o resto do grupo, cheio de pesos-pesados - Sebastien Buemi (Nissan), Jean-Éric Vergne (DS Techeetah) , Robin Frijns (Virgin) e Tom Blomqvist (NIO) - todos eles marcaram tempos para ficar dentro do "Top Six", deixando o resto ou de fora, ou no limite.

A grande surpresa veio do Grupo 4. O Dragon de Sergio Sette Câmara conseguiu um tempo decente para passar à fase seguinte, acompanhado pelo seu companheiro de equipa Nico Muller, e pelo Jaguar de Sam Bird. Nick Cassidy e Alex Lynn "ficavam com a fava" e não passavam.

Assim sendo, para a SuperPole tínhamos Turvey, Muller, Bird, Blomqvist, Sette Câmara e Frijns.

A fase final começou com Nico Muller a entrar na pista, mas na sua volta de qualificação, errou e perdeu muito tempo, ficando definitivamente com o pior lugar. Mas Sam Bird, que saiu a seguir à pista, também errou e não teve o tempo que queria. Assim, a discussão ficou-se entre Sette câmara e Frijns, com o holandês a levar a melhor. Os NIO também estiveram bem, com o quarto e quinto tempo, para Oliver Turvey e Tom Blomqvist.

A corrida acontecerá mais logo pelas 17 horas de Lisboa.

Sem comentários: