segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

As expectativas técnicas do chassis C41 da Alfa Romeo


Na apresentação do chassis C41 da Alfa Romeo Sauber, Jan Monchaux, o Director Técnico da Alfa Romeo Racing, deu um pouco mais de luz sobre as novidades do novo carro, especialmente na parte do fundo plano e do difusor traseiro, pois foram as áreas onde a equipa andou mais a mexer no chassis, mais invisiveis ao olho nu. Sem poder mexer muito nos regulamentos, devido à pandemia, que os obrigou a que as equipas concordassem entre si para haver um congelamento das evoluções, para aplicarem a fundo nos novos regulamentos para 2022, o novo carro espera que seja um "velho conhecido, logo, já sabem mais ou menos onde andam a concorrência. 

E mesmo assim, esperam que isso sirva para subir mais na classificação de Construtores, onde foram apenas oitavos classificados, e fiquem um pouco mais perto do meio do pelotão.

O C41 é o resultado duma situação bastante invulgar: este ano, de facto, o regulamento da Fórmula 1 impediu-nos de desenvolver um carro completamente novo. Por esta razão, o modelo 2021 tem muitos componentes em comum com o C39, exceto aqueles que os regulamentos nos obrigaram a alterar: como o fundo plano do carro e o nariz, em cujo desenvolvimento decidimos investir.", começou por dizer. 

"Isto significa que, quando testarmos, conheceremos o carro muito melhor do que o habitual, mas ainda assim será essencial aproveitar ao máximo os três dias de testes disponíveis para verificar se a realidade corresponde às nossas expectativas e para nos familiarizarmos com os novos pneus. Estamos prontos para a nova época e mal podemos esperar para ver o nosso novo carro bater na pista”, continuou.

Pelo regulamento não pudemos mudar as partes estruturais do carro. Investimos no desenvolvimento aerodinâmico na frente do carro, com um novo nariz, além de termos revisto de forma profunda a suspensão dianteira e a asa da frente, assim como todos os apêndices aerodinâmicos na frente do carro. O resto do trabalho foi feito no fundo plano e no difusor de forma a recuperar todo o apoio aerodinâmico que perdemos com o novo regulamento. O chassis é o mesmo, tal como a caixa de velocidade, a suspensão traseira também é praticamente a mesma. Usamos tudo o que podíamos do carro do ano passado para concentrarmos o trabalho nas zonas em que podíamos ter mais retorno imediato.


Moncheaux acabou por dizer que o maior foco está na temporada de 2022, que será um ano de grande importância para a equipa.

2022 vai ser uma nova era para a Formula 1 e é uma grande oportunidade para nós, como equipa pequena que somos, tentar recuperar a desvantagem que temos. Será um ano crucial para nós e com a imposição do limite orçamental, teremos de equilibrar o desenvolvimento deste carro e do carro de 2022. Todas as equipas irão tendencialmente terminar o desenvolvimento do carro de 2021 mais cedo que o habitual, para apostar tudo na época seguinte. Não significa que não desenvolvemos o carro. Levaremos melhorias nas primeiras corridas, há ainda trabalho a ser feito no túnel de vento e depois veremos como a época se desenrola, se somos forçados a trabalhar mais neste carro ou se podemos parar mais cedo e trabalhar no próximo. Será este equilíbrio que será feito por nós e por todas as equipas que devido ao limite orçamental não poderão desenvolver dois carros em simultâneo. “, concluiu.

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