terça-feira, 12 de abril de 2022

Rumor do Dia: Formula 1 pode regressar a Kyalami


Quase 30 anos depois da última vez, a Formula 1 poderá estar de regresso à África do Sul. Com a Liberty Media a desejar um regresso a paragens africanas num futuro próximo, aparentemente, Kyalami, nos arredores de Joanesburgo, está na "pole-position" para que isso aconteça. Segundo conta esta terça-feira o site The Race, a ideia do regresso a Kyalami estaria em linha com a ideia da Liberty Media de ter um misto de corridas clássicas com paragens novas como Miami, Losail (Qatar), Jeddah (Arábia Saudita) ou Baku (Azerbaijão).

Contudo, a expansão não será tão cedo. Pelo menos, a hipótese é colocada a partir de 2025. A razão: uma delas é que a pista, renovada recentemente, precisa de ser elevada a Gau 1 da FIA (atualmente, está no Grau 2). Mas pressões de gente como Lewis Hamilton, que deseja ver o regresso de África ao calendário, poderão fazer com que isso aconteça mais cedo. 

Estamos praticamente em todos os outros continentes, então por que não [estamos em África]?", disse Hamilton há uns tempos.

Em última análise, meus ancestrais são de lá, por isso é importante para mim pessoalmente. Acho importante para a Formula 1 ir para lá. Se eles estão em todos os outros continentes, por que não?


Uma paragem clássica nas décadas de 60 e 70 - esteve presente entre 1966 e 1985, exceto em 1981 - a edição de 1985 ficou marcada pelo boicote de algumas equipas e a polémica por correrem num país que na altura, estava sob o regime do "apartheid". Renovada profundamente em 1988, recebeu a Formula 1 em 1992 e 93, já durante o regime de transição para a maioria negra, não regressou mais depois da falência da entidade que organizava o Grande Prémio. Agora com novos donos, estes têm a ambição de fazer regressar todas as grandes probas que organizavam antes.    

Sem comentários: