segunda-feira, 11 de abril de 2022

Youtube Motorcycle Vídeo: Como construir... um uniciclo elétrico

Scooters elétricas, trotinetas e bicicletas eletricas, poderão ser o último grito em termos de mobilidade. Mas... e um uniciclo? Sim, uma só roda, equilibra-se, anda um bocado e movimenta-se com baterias, tendo uma autonomia razoável, em termos de cidade. Mas é o que acontece na India, onde este Youtuber fez um DYI - "do it yourself" - deste aparelho que é prático.

A explicação é relativamente simples: primeiro, desenha-se a estrutura básica da scooter num papel de cartão. Assim, terá um molde do que quer construir e, se algo der errado com o design, ele sempre poderá fazer correções nesse cartão, porque se for em chapas de metal, será muito mais difícil.

Depois, copia para o metal, cortou as folhas com uma ferramenta e solda as peças para fazer o arco da roda. A roda usada nesta scooter é uma roda larga com motor de cubo. O youtuber menciona que, quanto mais larga é a roda, é mais fácil ter equilíbrio.

Debaixo do assento, haverá um armazenamento para guardar a bateria que alimenta a scooter. A carenagem é então feita de chapa de metal com um design que lembra as Lambretas e as vespas. Um suporte de metal é feito para fixar a roda e outro tubo de metal é fabricado para fazer uma haste que segura o guidão no lugar.

Quando esse trabalho for feito, um sensor de auto balanceador será introduzido na scooter. O balanceador é na verdade o componente que ajuda a scooter a ficar de pé, mesmo que tenha uma roda mais plana. É muito importante instalar o sensor corretamente e ele não deve se mover, pois isso afetaria a calibração geral do giroscópio que manterá a scooter. Os fios da roda são conectados ao sensor e um conjunto de fios do sensor foi conectado ao cabo do acelerador.

Feito esse trabalho, leva uma pintura e fica pronto para umas voltinhas na estrada, como se observa no vídeo. 

Sem comentários: