domingo, 10 de abril de 2022

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Estas imagens dizem tudo sobre o GP da Austrália deste final de semana, o primeiro "verdadeiro" da Formula 1 em 2022. Albert Park cheio de gente - 415 mil espectadores ao longo de sexta, sábado e domingo! - explica-se por três fatores: o regresso, depois de dois anos de ausência (a corrida de 2020 foi cancelada na sexta de manhã, lembro-vos), o apoio a Daniel Ricciardo e o "Drive to Survive". Quanto à segunda foto, é a do Max Verstappen a ver passar o carro de Charles Leclerc, o triunfador do GP australiano, depois de abandonar por problemas no seu carro. E não foi o único - Carlos Sainz Jr. desistiu no inicio da corrida, por despiste. 

Sobre a prova, foi competitiva enquanto tivemos Max atrás do piloto da Ferrari e a competir pela liderança. Os Mercedes não conseguiram acompanhá-los - e o melhor exemplo foi o Sérgio Pérez passar o Lewis Hamilton em aceleração - e eles tiveram de lutar por um lugar no pódio, o que conseguiram, com as desistências, porque sem elas, seriam quintos e sextos. Ou seja, são a terceira equipa do pelotão, nesta altura. 

Quando ao Max, li que o Christian Horner afirmou que prefiro ser veloz, mas arriscado, que ser lento e confiável. É uma aposta, mas irá sair caro para o neerlandês. Se calhar, se desistir mais uma vez, e o monegasco conseguir 25 pontos, praticamente o título de 2022 terá dono. E que ainda por cima, se começar a trocar de unidade de potência com frequência, quando chegarmos à segunda parte da temporada, ele será constantemente penalizado por causa da fiabilidade dessas unidades de potência, agora nas suas mãos. Mas como o campeonato é muito comprido, entendo a ideia do Horner: pode ser que evolua e melhore. Provavelmente, quando acontecer, a Scuderia estará a reservar um lugar em Interlagos para as festas do campeão...

Confesso que temi o pior sobre os McLaren, especialmente por causa do que lhes aconteceu no Bahrein. E apesar dos pontos do Lando em Jeddah terem sido um alivio, temia que fosse um "one hit wonder", ou seja pontuariam de quando em quando, como foi em 2015, um dos "annus horribilis" da equipa de Woking. Afinal, a pontuação dupla dos carros - Lando Norris na frente de Daniel Ricciardo, quinto e sexto - mostrou que eles são os candidatos ao quarto posto dos construtores, a par da Alpine e provavelmente, Alpha Tauri e Sauber-Alfa. 

Quanto ao resto, parabéns ao estrategista da Williams que colocou o Albon com os duros por... 56 voltas. Eles aguentaram, e ele chegou a sétimo. Eu cá para mim, ele deveria ter parado cinco voltas antes, para tentar a volta mais rápida, porque chegou aos pontos na mesma, não é? Mas mesmo assim, parabéns.

E pobre Sebastian Vettel... bater três vezes no fim de semana australiano é muito. E aquele carro... alguém já me disse que a Aston Martin irá pagar caro pelos erros do senhor Lawrence Stroll, um tempo antes. Se for assim, será um final de carreira bem cruel para o piloto alemão.   

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