domingo, 10 de abril de 2022

Formula E: Evans triunfou na segunda corrida de Roma


O neozelandês Mitch Evans foi o grande triunfador na segunda corrida em Roma, que aconteceu neste domingo. O piloto da Jaguar superou o DS Techeetah de Jean-Eric Vergne e o Envision de Robin Frijns. Quanto a António Félix da Costa, foi penalizado e ficou fora dos pontos, depois de partir de nono na grelha. 

Depois de Vergne ter feito a pole-position, durante a qualificação, a corrida, a acontecer debaixo de um sol primaveril na cidade de Roma, tinha como grande novidade a ativação do Attack Mode, que iria acontecer apenas por uma ocasião. 

A partida foi normal, com Vergne a aguentar os ataques de Jake Dennis, seguido por todo o pelotão. Felix da Costa, que partia de nono na grelha, manteve a classificação nos primeiros metros e nas primeiras voltas. No quarto minuto da corrida, Lotterer atacou Dennis e ficou com o segundo posto, indo atrás do piloto da DS Techeetah. Evans, na volta seguinte, passou o monolugar da Avalanche Andretti, e o ritmo deste faria com que Sam Bird e Robin Frijns ficassem atentos ao que acontecia.

Atrás, Félix da Costa, em luta com Edoardo Mortara, ficou a perder e caiu para o 11º lugar, depois do piloto da Venturi ter forçado a ultrapassagem empurrando o português, que quase acabou contra as proteções da pista. Mas a ultrapassagem teve consequências: danos no seu carro, e depois, a transmissão danificada, acabaram com a sua corrida, e fez perder a liderança do campeonato.

A primeira entrada do Safety Car aconteceu por causa do piloto da casa, Antonio Giovinazzi, que ficou parado na pista com o seu Dragon. Foi assim por algumas voltas, mas no recomeço, Vergne largou bem, mas Evans passou ao ataque e ficou com a liderança da prova. Félix da Costa era, nesta altura, décimo.

O Attack Mode só começou a ser usado a meio da corrida, com Frijns a ser o primeiro, seguido por Bird e Lotterer. Por esta altura, o toque entre Mortara e AFC estava a ser investigado pelos comissários, e mais tarde, decidiram que iria ser penalizado em cinco segundos. Na frente, Lotterer aproveitou o seu Attack Mode para passar Evans e assumir o segundo lugar.

A cerca de 10 minutos do final, Alex Sims ficava parado na pista e o Safety Car tinha de entrar de novo para resolver as coisas. Por esta altura, o único que não tinha ido ao Attack Mode era... Evans, que tinha de ir, porque ela iria durar oito minutos, e o tempo já apertava. 

No recomeço, Evans lá foi, caindo para quarto, e estava numa posição privilegiada, pois poderia fazer o resto da prova com mais potência e atacar o líder, que então era Vergne. E foi o que fez, com o francês a defender-se de Lotterer, Vandoorne e Frijns. Contudo, quase nas últimas boltas, noba entrada do Safety Car por causa de uma colisão entre Bird e Nick Cassidy. Este conseguiu chegar às boes pelos seus próprios meios, mas não Bird, que desistiu, e o Porsche do Safety saiu de pista para que existisse ainda uma última volta, onde Evans segurou o ataque de Vergne e triunfou. Vandoorne foi quinto, seguido por Wehrlein, Oliver Turvey (os primeiros pontos da NIO este ano), Lucas di Grassi, Sebastien Buemi e Ollie Askew.

Na geral, Vergne é agora o novo líder do campeonato, com 60 pontos, seguido por Fijns, com 58 e Vandoorne, com 56. A Formula E regressa dentro de três semanas, às ruas do Mónaco. 

Sem comentários: