sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Noticias: CART e IRL podem fundir-se

Fusão iminente nos Estados Unidos. Há muito tempo que se fala neste hipótese, mas hoje surgiram noticias de que a CART e a IRL podem ter chegado um acordo para se fundirem, ainda este ano.


Robin Miller, um dos homens mais entendidos sobre o assunto, comentou hoje na Speed TV que Tony George, o patrão de Indianápolis e responsável pela IRL, e Kevin Kalkhoven, o responsável pela CART, podem ter chegado a um acordo de principio, e a fusão pode acontecer já este ano, caso se ultrapassem alguns obstáculos finais, nomeadamente o destino das corridas europeias e a oval de Motegui, propriedade da Honda, a actual fornecedora de motores para a IRL, ou as categorias de acesso às competições, como a Indy Pro e a Formula Atlantic.


Segundo o noticiado pela Autosport portuguesa, o acordo da fusão passa pela integração já este ano das corridas de Long Beach (Califórnia), Edmonton (Canadá) e Surfers Paradise (Austrália) no calendário da IRL, e a oferta de chassis Dallara e motores Honda de graça a qualquer equipa da Champ Car interessada, juntamente com um incentivo de 1,2 milhões de dólares.


Proprietários da CART como Jimmy Vasser, Eric Bachelart e o actor Paul Newman, a metade da equipa Newman/Haas, deram o acordo para a fusão, mas reconhecem que ainda há muito a percorrer. Caso as negociações cheguem a bom porto, seria uma excelente noticia para os adeptos das "open wheels", que tem vindo a perder espectadores e pilotos a favor da NASCAR, que está em expansão não só na América, mas no resto do mundo. Contudo, com as várias arestas soltas referidas anteriormente, um campeonato conjunto só poderá acontecer realisticamente em 2009.

2 comentários:

João Carlos Viana disse...

Tomara que dê certo essa fusão! Seria uma ótima categoria se ambas se juntassem.

hjg disse...

isso é o que eu desejava ver!!!