domingo, 18 de janeiro de 2009

Une lettre pour Gilles

Salut Gilles, ca va bien?

Se fosses vivo, farias hoje 59 anos. Mas tu só precisaste de 32 para seres imortal, não foi? Cá estamos aqui, na Terra, à espera da nova época, para ver que novas geringonças nos esperam para a próxima temporada. Tivemos sorte no ano passado, a temporada decidiu-se quase na última curva, embora a Ferrari tenha sido prejudicada... deixa lá, já tiveram muito para celebrar com o Schumacher, não é?


Bom, estamos aqui, Na Terra, a recordar aos mais novos quem foste tu e uma das razões pelo qual nós amamos a ti e ao automobilismo. E quando falamos de ti, falamos também do Juan Manuel, do Jochen, do Jim, do Graham, do Elio, do Bruce, do Ronnie, do James, do Ayrton, e do Francois... todos aqueles que estão no Grande Autódromo do Céu, a fazerem grandes corridas, e nós, invejosos, sem as podermos ver!


Enfim, espero que haja a tal divisão que nos andam aqui a impingir, emtre o Céu e o Inferno, porque acho que vocês não quereriam ter por aí o Bernie o Max, pois não? E ainda por cima, descobrimos que este último é fã de umas chibatadas... não iam gostar. E espero que lá em Cima não haja o dinheiro, e que corram por puro prazer, disputem até ao milímetro, e no final convivam todos felizes, como bons amigos. Olha... ficamos com os filmes, os livros e os testemunhos dos que te viram a correr para te recordar aquilo que foste, e a marca que deixaste. E não tiveste que ganhar nenhum título mundial para isso. Fizeste bem. Se calhar já avisaste "Il Commendatore" de que a sua "Rossa" já voltou a ser "Grandissima", não já?


Já agora, dá também os parabéns ao Pedro, que parece que faz anos no mesmo dia do que tu. Acho que se vocês os dois se tivessem cruzado na Terra, teriam dado um bom par. E já agora, reconciliaste-te com o Didier? Coitado, acho que deves ter tido pena quando o viste a voar naquela recta de Hockenheim. Deves ter sorrido primeiro, mas quando viste a cara reprovadora do Criador, deves ter-te recolhido e pedido desculpa a Ele. Enfim, acho que têm toda a Eternidade para conversar. Já meteste na cabeça dele que ambição a mais não dá em nada?


Escuso de dizer que o teu filho conseguiu aquilo que tu Ambicionavas. Mas acho que deve ter sido uma troca estranha que o Criador e tu fizeram. É que até agora, ninguém me tira da cabeça que deveria ter sido aquilo que terias conseguido, caso tivesses combinado melhor com o Jochen Mass, naquela curva em Zolder. Mas pronto, acho que o teu filho mereceu, embora vê-lo a arrastar-se nos V8 australianos nem parece dele... Nada contra, mas ei, que queres? Gostaria de o ver de volta à IRL...


Enfim, espero que tenham recebido o Paul e o Bernard de braços abertos, como achamos que deveriam ter merecido. Apesar de virem de outros meios, julgamos que é aí onde se sentem melhor. E em relação ao Paul... pelo menos o Steve e o James já não se sentem tão sós, pois não?


Bom, julgo que um dia desses vou aí ter, mas honestamente, não tenho muita pressa. Apesar das injustiças, guerras, fomes, ódios, aquecimentos globais, desigualdades sociais, etc e tal, ainda existentes nesta Terra, ainda é um excelente lugar para viver. Imagina só, acreditas que terça-feira vou ver um mestiço ser Presidente dos Estados Unidos? Já viste? Claro, há dois meses atrás vimos um mestiço ser Campeão do Mundo de Formula 1, portanto, vai dar tudo na mesma... No final, ainda quero ficar mais tempo neste Planeta para ver no que isto vai dar.


Sabes Gilles, tive inesperadamente um desses bilhetes de ida na mão, como te aconteceu a ti, há uns onze anos atrás. À ultima da hora, o Criador decidu rasgá-lo. Nâo é que não queria ir nessa altura, não me importava, pois sei que não sou eu que controlo isto. Mas depois Ele deve ter-me segredado ao ouvido: "Queres saber o que irias perder, se fosses embora agora?" Feito o balanço, Ele tinha razão: teria perdido muita, mas muita coisa. E tenho a sensação que à medida que os anos irão passar, muitas mais coisas iria perder, caso embarcasse nesse voo na altura errada...


Bom, tenho que ir. Amanhã vai haver umas apresentações na minha terra, de ums carros que este ano... credo! Nem o Colin se lembraria de tal coisa. A propósito, ele anda aí, não anda? É que não sei se sabes, mas há uns tipos nestas bandas que juram a pés juntos que o viram algures no Brasil, fingindo estar por aí...


Dá um abraço a essa gente toda, e diga que temos muitas saudades deles. Eu sei que, obviamente, outros grandes pilotos surgirão (olha, tou a gostar muito de um alemão safado em tudo...) e claro, torço pelos meus, mas isto sem vocês nunca vai ser a mesma coisa. Enfim, sobreviveremos. E tenho a certeza que veremos mais algumas belas corridas, como as que existiram no teu tempo. Quero acreditar que não as esgotaste, Gilles!


Au revoir, a bientôt!

11 comentários:

Felipe Playmobil disse...

- Fantastico post, emocionante.

Salut Gilles !

De Gennaro Motors disse...

Olá amigo,

Obrigado por visitar meu blog.

Para fevereiro vou estrear uma nova pagina, onde vou trazer as noticias somente do automobilismo internacional ! entede ! vc gostaria de colaborar com alguma coisa ai de portugal ou algo assim ?

Rianov disse...

Gostei Speeder,

Ficou interessante.

Anónimo disse...

Muito bom, pra quem gosta de Villeneuve sempre é momento de matar saudade, parabéns

Gustavo disse...

muito bom seu post

adorei

Daniel Médici disse...

Speeder,

Fantástico, a este post me faltam palavras.

Gilles,
Salut. Bien que je n'ai jamais vu des courses qui tu t'es engagé, j'ai apprendu a adimirer des gens comme toi. Merci.

Unknown disse...

Olá meu amigo,se não é por você já estava ficando esquecido um do maiores piloto da F1. ÓTIMO post.

PS. Vou procurar os carros de seu sonho e publicar exclusivamente pra você, é só aguardar um pouco.

abs.

Anónimo disse...

wow, sem palavras...
Das melhores cartas que eu ja vi.

Anónimo disse...

Muito bom, gostei de ler. E aqui não há wikipédia que valha, quem sabe é que toca para a frente. Parabéns.

L-A. Pandini disse...

Muito bacana, Speeder. Vou te contar uma coisa: houve uma época em que, mais de uma vez, sonhei estar conversando com Gilles durante um teste de pneus no velho Interlagos... Um dia conto esta história. Por ora, parabéns pela inspiração!

Ron Groo disse...

Nada a acrescentar. Perfeito Speeder!