terça-feira, 16 de maio de 2017

A imagem do dia

"Durante uma tentativa de qualificar-se para as 500 Milhas, Gordon Smiley, um jovem e arrogante piloto do Texas [era do Nebraska, ndr], estava determinado a quebrar as 200 milhas por hora [320km/hora] ou morrer tentando. Vários pilotos veteranos... tinham avisado que era uma fasquia muito alta para ele, e estava a guiar de forma errada para o Speedway. Ele era um piloto de estrada e foi habituado a corrigir a sua trajetória se perdesse a tração nas rodas traseiras".

"Enquanto corria para o carro, notei pequenas manchas de uma peculiar substância cinzenta marcando um trilho no chão. Quando cheguei, fiquei chocado ao ver que o capacete de Smiley tinha desaparecido, juntamente com o topo do seu crânio. Ele tinha sido essencialmente escalpelizado pela cerca. O trilho cinza que vira na pista era o que restava do seu cérebro. O seu capacete, devido à massiva força centrífuga, foi literalmente puxado da sua cabeça no impacto..."

"Eu fui até o centro de emergência com o corpo. Pelo caminho, eu fiz um exame superficial e percebi que quase todos os ossos do seu corpo estavam partidos. Parecia que tinha sido atacado por um tubarão, pois nunca tinha visto tamanho trauma."

Estas são as declarações do Dr. Steve Olvey, o médico da CART por muitos anos, e que as contou na sua autobiografia quando relatou o acidente fatal de Godron Smiley.

Foi há precisamente 35 anos, durante a qualificação das 500 Milhas de Indianápolis daquele ano. Gordon Smiley já tinha experiência de andar no "Brickyard", mas ainda não era o suficiente para que pudesse ser considerado como um "expert" para os veteranos, pois ainda tinha jeitos de piloto de estrada. E ali, isso era fatal, bastava uma chance para demonstrá-lo em todo o seu horror.

E foi o que aconteceu. Ele corrigiu uma trajetória na pior altura possivel, que o catapultou para a parede a 90 graus, destruindo o carro e a ele mesmo. E a descrição acima só mostra o puro horror que foi aquele acidente. Foi a primeira morte na Indy desde 1973, e só aconteceria outra dali a dez anos, com o filipino Jovy Marcelo

1 comentário:

Unknown disse...

https://www.youtube.com/watch?v=oYnTtul3670