sábado, 20 de maio de 2017

WRC 2017 - Rali de Portugal (Dia 2)

O segundo dia do Rali de Portugal mostrou que, apesar das brigas pela liderança, Sebastien Ogier poderá estar a caminho da sua segunda vitória do ano, e provavelmente a uma quinta vitória neste rali, igualando o feito de Markku Alen.

O dia de hoje iria ter duas passagens por Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante. Na décima especial do rali, Sébastien Ogier foi o primeiro vencedor do dia, sendo apenas 0,2 segundos mais rápido que Elfyn Evans, mas recuperou 3,9 segundos a Ott Tanak, que foi quarto. Pelo meio ficou Thierry Neuville, a 1,8 segundos, enquanto que Dani Sordo perdeu 7,3 segundos para Ogier, trocando ambos de lugares na classificação. Ogier subiu a segundo por troca com o espanhol e já só estava a 1.1 segundos do seu colega de equipa.

A seguir, em Cabeceiras de Basto, Tanak respondeu, e venceu a segunda especial do dia. O estónio foi 5,2 segundos mais rápido que Sébastien Ogier e alargou a sua vantagem para o francês. Os dois estavam agora separados por 6,3 segundos. Thierry Neuville continuava a recuperar terreno e já estava no terceiro, mas a 18,9 segundos de Tanak, depois de ter perdido 9,9 segundos na classificativa anterior. Dani Sordo continuava em perda e tinha descido para quarto. Quem perdeu muito tempo foi Elfyn Evans, que devido a furo, caíu de quinto para a sétima posição.

Bom troço. Estou contente com a manhã. A aderência é boa e diverti-me. Não estou a gerir os pneus. O Dani está a forçar o andamento”, disse Ogier. 

"Que mais podemos fazer além de andar depressa? Estamos a dar o máximo, mais do que no troço anterior. Este é novo para todos. Procurei fazer uma ‘especial’ limpa. Os pneus estão bons e devem funcionar durante toda a secção. Agora é mais do mesmo na classificativa mais longa. Se quero estar na frente não há outra opção”, comentou Tanak.

Mas no final da manhã, em Amarante, Tanak teve problemas, bateu num morro e danificou a suspensão traseira esquerda do seu Ford Fiesta WRC, perdendo um minuto e 23 segundos. Antes do toque, o estónio até estava a ganhar tempo a Ogier, mas com isso perdeu toda e qualquer hipótese de recuperar. Desta forma, Ogier lidera agora com 19,5 segundos de avanço para Thierry Neuville. Agora, a luta centra-se agora nos dois pilotos, pois Dani Sordo, apesar de estar somente a 25 segundos, não parece estar com andamento para se juntar à luta. Neste troço, Ogier ganhou mais 6.9 segundos a Neuville, que está também com algumas dificuldades, mas a luta está em aberto.

Na parte da tarde, Neuville voltou a atacar e vence na segunda passagem por Vieira do Minho. No entanto o piloto belga conseguiu apenas recuperar um segundo para Ogier, que foi o segundo mais rápido, e a diferença está agora nos 18,5 segundos. Ott Tanak foi o terceiro mais rápido e tenta subir na classificação depois do toque que o afastou da luta pela vitória em Amarante. Dani Sordo - que agora parece ter o terceiro lugar seguro - foi o quarto mais rápido e ganhou mais 2,8 segundos a Craig Breen, estando a diferença nos 24 segundos.

Hayden Paddon acabou por desistir depois de problemas na sua direção assistida. 

É possível gerir a vantagem, mas nunca é fácil. Andámos rápido mas ao mesmo tempo tive o cuidado de poupar os pneus, porque esta tarde a etapa é longa”, disse Ogier, no final desta especial.

Na segunda passagem por Cabeceiras de Basto, Ogier respondeu a Neuville, ganhando 4,5 segundos ao belga. Assim, a vantagem passava agora para os 23 segundos, o que já começa a indicar que o piloto da Hyundai não vai facilmente conseguir aproximar-se de Ogier.  Dani Sordo também está mais próximo do terceiro lugar. Ott Tanak continuava a sua recuperação e já estava apenas a 21,4 segundos de Craig Breen e claro, do quarto lugar.

Por fim, na segunda passagem por Amarante, Neuville atacou forte, mas recuperou ‘apenas’ 6.2 segundos a Sébastien Ogier. E claro, desta forma, o francês da Ford vai para o último dia de prova com uma boa vantagem, que no entanto não é totalmente confortável, pois faltam cerca de 42 quilómetros cronometrados, as duas passagens por Fafe, Luílhas e Montim. Um bom espetáculo em perspectiva para o último dia de prova. 

Sim, não foi mau e sinto-me satisfeito ao fim deste terceiro dia. Não andei agora muito forte, porque o piso estava um pouco duro no final. Penso que geri muito bem os pneus. Estou contente com a vantagem que consegui até ao fim do dia de hoje. Amanhã terei que acabar o trabalho, mas não posso baixar os braços até final. Vamos aproveitar para desfrutar dos troços de Fafe e espero não ser alcançado”. disse Ogier.

Correu-me bem esta classificativa. Tinha dois pneus duros à frente e macios na traseira, mas tive algumas atravessadelas. Agora… vamos ver o que fez Ogier, saber como estão os seus pneus e ainda se ele fez melhor tempo que nós”, disse o belga da Hyundai.

Assim sendo, Ogier lidera com 16,8 segundos sobre Thierry Neuville, com Dani Sordo a ser terceiro, a 51,3 segundos. Ott Tanak é o quarto, agora a um minuto e 29 segundos do líder, conseguindo passar Craig Breen, no seu Citroen. Elfyn Evans é o sexto, a três minutos e um segundo, mais de 28 segundos à frente de Juho Hanninen. Mads Ostberg é o oitavo, no seu Ford privado, Jari-Matti Latvala era o nono, e a fechar o "top ten" está o Skoda de Andreas Mikkelsen, o melhor dos WRC2.

Amanhã termina o rali, com mais quatro classificativas.

Sem comentários: