domingo, 14 de setembro de 2008

Formula 1 - Ronda 14, Monza (Revista da Blogosfera)

Chegamos a Monza, uma semana depois da polémica sanção aplicada a Lewis Hamilton, devido à sua manobra no circuito belga de Spa-Francochamps, e rapidamente, a polémica desapareceu (ou amainou grandemente), com a prespectiva de haver chuva num circuito onde o Sol aparece em 90 por cento dos casos. E hoje, fez-se História. E nestes momentos, faço minhas as palavras que o lendário Murray Walker disse no momento em que Gerhard Berger venceu o GP da Alemanha de 1997, a sua última vitória na Formula 1: "I couldn't be happier. Formula 1 couldn't be happier".


"Um jornalista britânico cujo nome me escapa, há poucos anos escreveu que o grande problema da ‘Era Schumacher’, a qual estava em curso, não era o fato de só um piloto ganhar todas as provas. O problema era que não havia mais aquelas corridas em que o espectador pensava ‘eu vou assistir a essa corrida porque tenho certeza que algo vai acontecer’.

Algumas eventuais corridas com previsão de chuva fizeram estas corridas, ainda que raras, acontecessem com mais freqüência (no ano passado, o bom desempenho de Hamilton e a briga interna na McLaren ajudaram um pouco também). Mas nada se compara com a corrida de hoje.

Note: o primeiro colocado no grid venceu, o segundo no grid chegou em segundo; Massa, o único brasileiro de destaque, também chegou na mesma posição em que largou. Mas antes da largada, todos sabíamos que, ainda que nada acontecesse na corrida, algo teria acontecido.

Se nada ocorresse, seria a vitória mais inesperada desde o triunfo de Fisichella no Brasil em 2003, 99 Grandes Prêmios atrás. E assim foi." (...)



"Com uma atuação perfeita, Sebastian Vettel venceu em Monza e se tornou o mais jovem da história a triunfar na Fórmula 1. Atuação que só um gênio é capaz de ter.

Vettel largou da pole, abriu cinco segundos nas primeiras cinco voltas e ganhou como se estivesse pilotando no seco e os outros no molhado.Ganhou com uma Toro Rosso. Que, há somente três anos, ainda era uma Minardi.

Da maneira como venceu, fica até complicado falar que foi zebra. Porque Vettel dominou a prova do início ao fim, não teve oposição dos adversários e praticamente não perdeu a liderança. Impressionante. A performance de Vettel hoje tem lugar, fácil, entre as maiores da história da Fórmula 1.

Nasce uma nova estrela da categoria. O digno herdeiro de Michael Schumacher? Já não é exagero dizer isso. Com apenas 21 anos, Vettel ainda tem um longo caminho pela frente. De repente, os recordes de Schumi não parecem tão imbatíveis assim...

Diante da excepcional corrida de Vettel, todo o resto ficou ofuscado. (...)

Gustavo Coelho, Blog F1 Grand Prix


(...) "PS - Outra razão para esta corrida ser histórica: chuva. Nunca o circuito de Monza havia tido um GP de F1 sob chuva. Em 1993, cobrindo o GP da Itália, perguntei ao veterano jornalista italiano Franco Lini (até sua morte, em 1996, ele cobriu praticamente todos os GPs realizados desde 1950) se alguma vez havia sido realizado um GP em Monza com chuva. “Não lembro. Acho que realmente não teve”, respondeu.

Para não dizer “nunca”, vale lembrar que em 1981 uma garoa fina caía no momento da largada a pista antes da largada. Tão fraca que todos os pilotos largaram com pneus slick. Em 2004, a corrida começou com pista molhada, mas o sol já brilhava no momento da largada e o asfalto secou rapidamente. Mas GP de Monza com chuva forte e pista molhada durante toda a corrida nunca havia acontecido em 58 anos."

Luiz Alberto Pandini, Pandini GP


"Uma vitória que mostra o quanto um piloto ainda é importante na condução de um carro de F1.

Longe de ser mais um de perfil robotizado, Vettel venceu em um dos palcos mais importantes da F1, sem cometer erros, com pista sob condições adversas. Marcou seu nome na história, ao ser o mais jovem a conquistar pole e vitória, em um final de semana glorioso.

Em domingo de pouca inspiração para os pilotos ferraristas, Vettel conquistou os italianos, ao dar espetáculo com seu Toro-Rosso de propulsor Ferrari. Aliás, Felipe Massa precisa acordar, ou torcer por tempo seco no restante da temporada. Até porque, Hamilton tornou-se um piloto mais completo em qualquer situação, e sua combatividade em Monza prova isso."


Felipão, Blogsport


Maravilhoso! Eu não poderia ter escolhido melhor momento para trocar de casa.

Além de ser Monza, claro, o fim de semana foi espetacular! Monza escolhe a dedo seus vencedores, poucos ganharam aqui e não foram realmente grandes. Dois ou três, os outros, ah... Só gente de respeito. Não que os dois ou três que lá ganharam e não foram marcantes na categoria não sejam de respeito. Ganhar em Monza é ganhar o respeito do mundo automobilístico, sem dúvida.

Mas... Isto é passado, o presente, o agora se chama Sebastian Vettel. O alemãozinho fez história ao marcar a pole position com a pista em condições que fariam Michel Phelps ficar preocupado com a quantidade de água. Phelps ficaria com medo de se afogar por lá. E sintam como Monza é especial. (...)

(...)Então ao fim da tomada oficial de tempo tínhamos as seguintes posições de largada: Vettel; Kovalainen e Mark Webber, que se sentiu em casa – no brejo – na pista inundada. Weber, weber, weber! Atreveria-me a dizer que as três primeiras posições deveriam ter sido ocupadas por: Noé e sua arca, Jonas e a baleia e Moisés, que abriria o mar de Monza para correr. (...)

(...) No pódio três corredores que venceram sua primeira corrida este ano.Porém a mais importante. A mais bonita, e mais tradicional e difícil foi Sebastian Vettel quem levou. Se Monza escolhe a dedo seus vencedores, desta vez a escolha não poderia ter recaído em melhor piloto. Em alguns anos, tenho certeza, Vettel estará disputando o título. Foi a melhor corrida do ano!

E foi Monza, não precisa se dizer mais nada...

Ron Groo, Blog do Groo

3 comentários:

Daniel Médici disse...

Obrigado pela menção! Faço minhas palavras a de Murray Walker!

Anónimo disse...

algumas horas depois da corrida me peguei pensando e...
Pois bem...
Vettel foi demais, seguro, competente, macho pacas... porém...
Choveu no sábado. a classificação ficou louca e ele saiu na frente.
Choveu no domingo antes da largada e tudo ficou muito dificil.
O 'se' não corre mas, Estivessemos em pista seca e uma corrida normal, com a Toro ele não chegaria nos pontos sequer.
É legal ver um cara que sim, vai ser campeão do mundo um dia, por que braço para isto ele tem, talento também, vencendo numa pista sagrada e naquelas condições.
Só que forçosamente temos que admitir.Foi atipico!

L-A. Pandini disse...

Obrigado pela menção, Speeder!

Realmente, foi um final de semana de arrepiar. Muito especial. Vimos o nascimento de uma estrela. Já vimos outras estrelas nascerem... mas nunca desse jeito!

Abraços. (LAP)