domingo, 20 de dezembro de 2009

Antti Kalhola e o seu tributo aos que morreram em pista



Luis de Camões dizia nos Lusíadas: "... e aqueles que da Lei da Morte se vão libertando". É verdade. O nosso menino prodígio, o finlandês Antti Kalhola, brinda-nos com o seu mais recente video, um tributo aos pilotos que morreram "em combate", na pista. Quer em testes, corridas, treinos ou noutras categorias, demonstrou-nos como o automobilismo era perigoso, bastante mortal, até.


Jackie Stewart disse num dos seus documentários que os pilotos de então eram como "um grupo de irmãos", que mais do que se respeitavam um ao outro. Eram verdadeiros amigos, que se apoiavam uns nos outros. E apesar de, na aparência, continuarem a correr mesmo após a morte de um deles, no fundo, simplesmente escondiam os seus sentimentos. E Stewart, que sentiu essas mortes (a pior das quais, e isso nunca escondeu, foi a de Francois Cevért), fez da segurança o seu "cavalo de batalha" para melhorar os circuitos, os carros, no sentido de proteger os pilotos. A mudança de mentalidades e a tecnologia fizeram o resto.


É certo que todas estas melhorias vieram tarde demais para todos estes pilotos. Mas mesmo assim, continuam a ser recordados nos dias de hoje pelos seus feitos e pela impressão que deixaram na sua estadia neste mundo. E é assim que vivem para todo o sempre no coração de qualquer fã do automobilismo. Ars lunga, vita brevis!.

5 comentários:

Reginaldo Nepomuceno disse...

Belíssimo vídeo. Tenho certeza de que consegue tocar o coração até dos que não são tão fãs da F1 e do automobilismo em geral.

Rianov disse...

O homem está de volta.
Ps. E que última cena PERFEITA

ziggy-jp disse...

Excelente vídeo! Não sei quando foi feito, pois Michele Alboreto não foi lembrado...

fidalgo disse...

Mais uma vez, genial.
Já vi muitos tributos, mas quase todos eles com as imagens negras e desnecessárias, e nenhum tão bom como este

João Carlos Viana disse...

Show de bola!
Simplesmente sensacional!