quinta-feira, 13 de março de 2025

A imagem do dia


Max Verstappen: a Red Bull “não é a mais rápida de momento”.

Lando Norris: “Não achamos que estamos à frente de nenhuma das outras equipas."

Lewis Hamilton: "Parece que vai ser renhido entre todos nós.” 

Ninguém assume nada, tudo "smoke and mirrors". Ou seja, escondem o jogo. Está a começar a nova temporada e começo a perguntar o que fazem dentro das fábricas, nos simuladores. Andam a beijar as nádegas uns dos outros para passar o tempo? Claro que não! A estória é outra, e não contam ao público.

Na verdade, todos usam essa tática por uma razão: isto será das temporadas mais renhidas da história da Formula 1. É o último ano com estas regras, e todos nos bastidores estão a preparar-se para 2026. E se calhar poderemos ter quatro ou cinco candidatos ao título.

Quem é o favorito? Sinceramente, a dupla mais equilibrada é a da McLaren. Se o Lando Norris conseguir superar as dificuldades que tem nas largadas, poderá ser um excelente favorito ao título. Isso, se segurar o Oscar Piastri, que no último ano, ganhou duas corridas e está a mostrar maturidade.

Não descarto Max Verstappen, apesar do RB21 não ser um grande chassis. Se for algo "normal", mas não perde muito tempo para os McLaren, creio que Max poderá tirar uns coelhos da cartola e conseguir alguns triunfos, e tentar o quinto título seguido, algo do qual apenas Michael Schumacher conseguiu. 

A Mercedes está a apostar tudo para 2026, e George Russell é rápido, mas a caminho da maturidade. Creio que também é candidato ao título, porque Andrea Kimi Antonelli é um "rookie" que poderá ter alguns brilharetes, e não muito mais. Hamiltons acontecem uma ou duas vezes por século, e o italiano tem talento, mas só na pista é que poderemos ver. Lá para 2026, aí sim, será o "tal ano", para saber se tem estofo de campeão. 

A Ferrari... temos de reconhecer que tem uma excelente combinação: chassis, motor e dupla de pilotos. Não são a melhor de sempre - desculpem, acho que Niki Lauda e Alain Prost de 1984-85 são bem melhores, e nem falo de mais uns seis ou oito duplas superiores a eles, incluindo um Hamilton-Rosberg! - mas creio que os dois poderão causar estragos no pelotão. Acho que são a dupla mais equilibrada, a par de Norris-Piastri na McLaren. 

Contudo, coloco sempre dúvidas sobre a idade de Hamilton. 40 anos é diferente dos 22 que tinha em 2007, o que ganhou em experiência perdeu em velocidade e "killer instinct". Charles Leclerc tem de provar que tem o potencial de ser campeão do mundo, caso contrário, não só a sua estrela empalidece, como ele poderá ser mostrados outros ares ao monegasco. Em suma, o que leio aqui sobre ele foi o que li em 2010 ao Nico Rosberg quando Michael Schumacher regressou à Formula 1, e do qual o alemão não teve problemas em superá-lo nas três temporadas em que estiveram juntos. 

Quanto ao resto, pelo que vejo, a Aston Martin poderá estar mais em baixo que pensava, o que poderá significar que Adrian Newey terá imenso trabalho pela frente para melhorar este chassis, como fazer um que, em 2026, marque a diferença. Ainda por cima, nesse ano, terão motores Honda. 

E já agora, a minha previsão "nostradâmica": 2026 será um de domínio. Da Mercedes. Até lá, 2025, o ano das Bodas de Diamante da Formula 1 (75 anos) será dos mais competitivos de sempre. 

A nova temporada começa na madrugada desta sexta-feira. "Alea Jacta Est", os dados estão lançados!

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