quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

A situação do calendário de 2021


A FOM quer um calendário de 23 corridas para 2021, mas para cumprir esse designio, está a ser muito complicado. Apesar de agora haver pelo menos duas vacinas conra o CoVid-19 e os planos de vacinação em massa na Europa e nos Estados Unidos estão a começar a acontecer, ainda vai demorar até ter a grande maioria das pessoas imunizadas. E isso poderá ser tarde para salvar boa parte do calendário, pelo menos na sua forma inicial.

Segundo conta hoje o racefans.net, a China está em risco de não poder receber a Formula 1 este ano, juntando-se ao Vietname. O governo local disse há uns meses que não poderia acolher grandes eventos até aos Jogos de Inverno de 2022, e a Formula 1 poderia estar na lista desses eventos do qual não poderão acolher, pelo menos até eles vacinarem a sua população. E isso se junta às noticias so adiamento do GP da Austrália, previsto para 21 de março, devido às dificuldades logisticas e os surtos de CoVid-19. Em principio, a corrida acontecerá a 21 de novembro, entre o GP do Brasil, em Interlagos, e o GP da Arábia Saudita, em Jeddah. E ambos com duas semanas de intervalo, para se poderem precaver com as dificfuldades burocráticas e logisticas que isto poderá acarretar.

E nos lugares por preencher, poderão aparecer duas provas: Imola e Portimão. As datas que se poderão encaixar serão a 18 de abril, no caso italiano, e 2 de maio, no caso português, porque há a chance de eles receberem o MotoGP na semana anterior. O começo da temporada poderá ser no Bahrein, a 28 de março.

E mesmo que este calendário seja confirmado, há outros aspectos a ter em conta. Apesar das vacinas e dos planos de vacinação, as coisas ainda estão no auge. Hoje, só em Portugal, houve mais de dez mil casos confirmados, o dia com maior número de infectados. Apesar de estarmos em pleno inverno, e dali a três meses o cenario poder ser diferente, a ideia de não haver espectadores num eventual GP de Portugal de 2021 é bem real. 

O calendário reformulado será apresentado na próxima segunda-feira para o novo CEO da Formula 1, Stefano Domenicalli, e também para as equipas, no sentido de saber se aprovarão estas novas alterações. E claro, com a evolução da pandemia, espera-se que estas alterações não sejam as últimas de 2021, que alguns dizem ser já a segunda versão de 2020... 

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